
Sacred Kingship in World History
Azfar Moin, A. & Strathern, A. (2022): Sacred Kingship in World History. Between Immanence and Transcendence. Columbia University Press. Nova York. ISBN: 9780231204170
Sinopse
A realeza sagrada tem sido a forma política central, em sociedades de pequena escala e em vastos impérios, por grande parte da história mundial. Este livro colaborativo e interdisciplinar reformula a relação entre religião e política explorando esta instituição em perspetiva comparativa global e de longo prazo.
Os editores A. Azfar Moin e Alan Strathern apresentam uma estrutura teórica para entender a realeza sagrada, sobre a qual os principais estudiosos refletem e respondem numa série de ensaios. Eles distinguem entre duas tendências religiosas separadas, mas complementares, o imanentismo e o transcendentalismo, que moldam os reis em governantes divinizados ou justos, respetivamente.
Enquanto a imanência exige ritos sacerdotais e cósmicos dos reis para sustentar o florescimento da vida, a transcendência volta o foco para a salvação e subordina os governantes a objetivos éticos mais elevados. A modernidade secular não acaba com a luta entre imanência e transcendência -florescimento e retidão- mas apenas a desloca dos reis para as nações e indivíduos.
Após um ensaio de Marshall Sahlins que abrange do Pacífico ao Ártico, o livro contém capítulos sobre religião e realeza em cenários tão distantes quanto o antigo Egito, a Grécia clássica, o islamismo medieval, a Índia Mughal, o drama europeu moderno e o ISIS. Sacred Kingship in World History lança nova luz sobre como a religião construiu a governação, com implicações que abrangem história global, estudos religiosos, teoria política e antropologia.
INDEX
Dispónivel em: Sacred Kingship in World History
Sem comentários:
Enviar um comentário