quarta-feira, 16 de abril de 2025

A Irmandade entre Reis - Livro

Brotherhood of Kings

Podany, A. H. (2010): Brotherhood of Kings. How International Relations Shaped the Ancient Near East. Oxford University Press. Oxford. ISBN: 978-0-19-531398-7

Sinopse  
Aqui, Amanda Podany leva os leitores numa viagem vívida por mil anos de história do antigo Próximo Oriente, de 2300 a 1300 a.C., dando especial atenção às interações animadas que ocorreram entre os grandes reis da época.


Permitindo-lhes falar por palavras suas, Podany revela como estes líderes e os seus embaixadores criaram um sistema notavelmente sofisticado de diplomacia e comércio. O que os reis forjaram às centenas, na sua visão, foi uma relação de amigos e irmãos entre milhares. Ao longo dos séculos, desenvolveram formas de os seus embaixadores viajarem em segurança para as capitais uns dos outros, criaram regras formais de interação e formas de resolver desentendimentos, acordaram tratados e cumpriram-nos, e os seus esforços foram recompensados ​​com a troca de bens de luxo que cada país queria do outro. 


Ligados entre si por tratados de paz e obrigações poderosas, eram também frequentemente unidos como parentes por afinidade, em resultado do casamento das filhas de cada um. Estes governantes quase nunca se conheciam pessoalmente, mas sentiam uma forte ligação — uma verdadeira irmandade — que gradualmente tornou as guerras entre eles menos comuns. De facto, qualquer das grandes potências da época poderia ter tentado dominar as outras através da guerra, mas a diplomacia prevalecia geralmente e proporcionava uma trégua ao derramamento de sangue. Em vez de lutarem, os reis aprenderam uns com os outros e cooperaram em paz.


Um relato notável de um momento crucial na história mundial — o estabelecimento da diplomacia internacional milhares de anos antes das Nações Unidas — Brotherhood of Kings oferece uma história vibrantemente escrita da região frequentemente conhecida como o "berço da civilização".

INDEX


Disponível em: Brotherhood of Kings

Sem comentários:

Enviar um comentário