
The Conqueror's Gift
Maas, M. (2025): The Conqueror's Gift: Roman Ethnography and the End of Antiquity. Princeton University Press. Princeton & Oxford ISBN: 9780691259024
Sinopse
A etnografia é indispensável para todo império, tão importante quanto exércitos, cobradores de impostos ou embaixadores. Ela ajuda os governantes a articular diferenças culturais e permite que os habitantes do império, especialmente aqueles que guiam o seu curso, entender-se a si próprios em meio de inimigos, aliados e amigos.
Em The Conqueror's Gift Michael Maas examina a infraestrutura etnográfica do Império Romano e a transformação da visão etnográfica de Roma durante a Antiguidade Tardia. Com base em uma ampla gama de textos, Maas mostra como o pensamento etnográfico dos romanos evoluiu à medida que eles cuidavam do negócio de governar um império em três continentes.
A etnografia, o "presente do conquistador", deu aos romanos maneiras estruturadas de encontrar um lugar para estrangeiros na visão de mundo imperial e ajudou a justificar a ação imperial que os afetava. Na Antiguidade Tardia, o cristianismo revolucionou a infraestrutura etnográfica imperial alterando conceitos antigos e introduzindo modelos de credo de comunidade. A Bíblia se tornou uma fonte para organizar o mundo romano.
Ao mesmo tempo, muitas identidades coletivas nunca vistas antes surgiram na Eurásia Ocidental em reação à diminuição do poder romano. Essas mudanças afetaram profundamente a infraestrutura etnográfica e a visão de mundo do Império. Maas argumenta que uma consequência importante desses desenvolvimentos foi o início de uma era sectária, à medida que indivíduos e comunidades políticas passaram a se identificar principalmente em termos de religião e etnia.
À medida que se ajustavam às realidades etnográficas em mudança, os romanos entendiam seu lugar entre os povos do mundo de novas maneiras. Querendo ou não, continuamos a ser recipientes do presente do conquistador hoje.
INDEX
Introduction Empires Need Ethnography p. 1
Chapter 1. Conquest and Curiosity: Creating
a Roman Imperial Ethnography p. 21
Chapter 2. “Hostiles and Friendlies”: Diplomacy
and Patterns of Subordination to Rome p. 53
Chapter 3. “Include Me Out”: Ethnography,
Settlement, and Law at the Edges of Empire p. 99
Chapter 4. Divine Providence and the
Power of the Stars p. 123
Chapter 5. The Controlling Hand of
the Environment p. 157
Chapter 6. Christianity and the
Descendants of Noah p. 185
Chapter 7. Babel and the Languages
of Faith p. 219
Chapter 8. The New Ethnography of
Christian Heresy p. 236
Conclusion The Conqueror’s Gift
p. 261
Notes p. 273
Bibliography p. 361
+INFO sobre o livro em: The Conqueror's Gift