
Vida y muerte en el asentamiento del Neolítico Antiguo de El Prado
Alonso-Fernández. C. (2017): Vida y muerte en el asentamiento del Neolítico Antiguo de El Prado (Pancorbo, Burgos). Construyendo el Neolítico en la Península Ibérica. BAR British Archaeological Reports International Series Vol. 2876. BAR Publishing. Oxford. ISBN: 9781407316253 DOI: 10.30861/9781407316253
Sinopse
El Prado é um dos poucos sítios ao ar livre do Neolítico Inicial na metade norte da Península Ibérica. Na escavação arqueológica, foram documentadas cinquenta estruturas negativas associadas a um assentamento do Neolítico Inicial, com datações absolutas de ca. 5295-4690 A.C.
Do ponto de vista tipológico e funcional, são documentados silos e fossos revestidos, fossos/tanques não revestidos, fossas funerárias, estruturas relacionadas ao uso da água e uma estrutura de combustão. Há também uma fossa ritual do tipo votiva do Neolítico Tardio (4045-3299 A.C.).
Apresenta-se um estudo multidisciplinar do único assentamento a céu aberto do Neolítico Inicial que foi totalmente escavado no interior da Península Ibérica. Este é um trabalho inédito que contribui para explicar os primeiros assentamentos neolíticos na Europa Ocidental e sociedades segmentares baseadas no uso do espaço, cerâmica, indústria lítica, rituais funerários, bioarqueologia, paleoambiente e fauna.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Vida y muerte en el Neolítico Antiguo
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário