
Sea People, Land People
23th Archéologie & Gobelets Conference
Quando: 18-21 Maio
Onde: Vannes
Desde a perceção de sua dimensão europeia no início do século XX, o fenómeno Campaniforme tem sido questionado sobre os mecanismos da sua grande difusão. Os dados arqueológicos mostram que há várias maneiras de ser campaniforme na escala europeia: alguns itens são essencialmente marítimos em distribuição, enquanto outros são continentais.
Além da cultura material, esta conferência visa examinar a diversidade de estilos de vida nas sociedades Bell Beaker e a natureza dos laços que as unem. As maneiras de estar no mundo podem ser questionadas e colocadas em perspetiva com base na cultura material, ecofactos, ao natureza e organização locacional e sua configuração na paisagem para entender melhor as vidas das populações campaniformes.
Como elas viviam no dia a dia, no nível do assentamento, do território ou da região? Havia diferenças entre a costa, as planícies e as áreas mais montanhosas? Essas questões sobre estilos de vida são essenciais para entender as relações forjadas entre as comunidades que vivem nesses diferentes ambientes, sejam ou não portadoras da cultura campaniforme qual era o propósito dessas redes? como as pessoas se moviam? e por quê? Nos últimos anos, o foco tem sido nos fluxos genéticos e migrações, e esses dados levam a examinar a ligação entre cultura e biologia, bem como modelos para a disseminação da cultura campaniforme
Duas sessões temáticas serão dedicadas, uma a estilos de vida e padrões de assentamento, a outra a redes e modelos de disseminação, com ênfase em apresentações resumidas e estudos de caso exemplares. Uma terceira sessão será dedicada a descobertas recentes e pesquisas atuais.
Programa


.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário