Chaos, Cosmos & Creation in Early Greek Theogonies
Almqvist, O (2022): Chaos, Cosmos and Creation in Early Greek Theogonies. An Ontological Exploration. Bloomsbury Academic. Londres. ISBN: 978-1-3502-2184-0
Sinopse
Narrativas cosmológicas como a história da criação no livro do Génesis ou o moderno Big Bang são popularmente entendidas como descrições de como o universo foi criado. No entanto, cosmologias também dizem muito mais.
De fato, a maioria das cosmologias, antigas e modernas, exploram não apenas como o mundo foi feito, mas como os humanos se relacionam com o ambiente ao redor e a linha frequentemente ténue que separa os humanos dos deuses e animais.
Combinando abordagens de estudos clássicos, antropologia e filosofia, este livro estuda três cosmologias concorrentes do mundo grego primitivo: a Teogonia de Hesíodo; a Teogonia Órfica de Derveni; e o mito da criação de Protágoras no diálogo homónimo de Platão. Embora todas as três cosmologias sejam parte de uma única tradição mítica e apresentem uma série de eventos e personagens semelhantes, Olaf Almqvist argumenta que elas oferecem respostas muito diferentes a um debate em andamento sobre o que é ser humano.
Envolvendo-se intimamente com a virada ontológica na antropologia e, em particular, com o trabalho de Philippe Descola, este livro descreve três conjuntos principais de suposições ontológicas –analogismo, panteísmo e naturalismo– encontrados na literatura grega antiga e explora como essas suposições ontológicas concorrentes resultam em atitudes contrastantes em relação a rituais como oração e sacrifício.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Chaos, Cosmos, Creation
Sem comentários:
Enviar um comentário