segunda-feira, 3 de março de 2025

Sociedades matrilineais

Matrilineare Gesellschaften

Andrej, I. (1998): Matrilineare Gesellschaften. Eine Untersuchung aus ethnologischer und historischer Sicht. Tese de Master apressentada na Universidade de Viena. Viena.

Sinopse 
Durante a evolução biológica dos hominídeos, a família torna-se cada vez mais importante. Começando com o Homo sapiens sapiens, há cerca de 120.000 anos, como uma sociedade segmentada do tipo igualitário, a sobrevivência dos humanos em pequenos grupos é garantida pela caça de animais selvagens e pela coleta de todos os tipos de alimentos, dependendo das condições ambientais regionais. 


A pressão populacional, a segmentação, a migração e os conflitos militares regulares levaram a diferenciações na organização social. Ainda que nunca houve um matriarcado, mas apenas a preferência residencial matrilocal após o casamento e uma regra de descendência matrilinear: o status mais elevado das mulheres é reconhecível pela matrilocalidade/uxorilocalidade combinada com matrilinearidade, em comparação à patrilocalidade/virilocidade combinada com patrilinearidade. 


A teoria de Divale (1975) de que a mudança social pode ocorrer por meio de um ciclo de longo prazo ao longo devido aos movimentos migratórios: a patrilocalidade/patrilinearidade combinada com a guerra interna leva a um desequilíbrio por meio de movimentos migratórios de grupos populacionais maiores e da conquista de novas áreas de assentamento, o que torna as mudanças necessárias. 


A guerra interna é substituída pela guerra externa contra inimigos distantes –a ausência temporal/distante de homens/guerreiros– leva à preferência pela matrilocalidade/-linearidade como a “estratégia de sobrevivência” mais segura dos grupos de parentesco. Isso cria um novo equilíbrio na sociedade. 


Como a organização social nunca fica parada, as mudanças sempre ocorrem:começando com a residência conjugal preferida de volta à patrilocalidade/virilocidade e então continuando até que o sistema de parentesco existente matrilinearidade/ambilinearidade desapareça e a mudança para o ponto inicial seja alcançada, combinada com guerra interna e patrilocalidade/patrilinearidade. 


Os movimentos migratórios desempenham um papel importante na história humana até hoje e formam a base para mudanças nos sistemas sociais. Andrej exemplifica esta hipótese através de um estudo caso de varios exemplos etnográficos, estudando junto a papel da guerra o do comércio a longa distância na aparição de sistema matrilineares.

INDEX


Descarregar em: Matrilineare Gesellschaften

Sem comentários:

Enviar um comentário