sábado, 8 de março de 2025

Morte e Ritual entre os Germanos - Livro

Death Ritual and Germanic Social Structure

Ravn, M. (2003): Death Ritual and Germanic Social Structure (c. AD 200-600). BAR Publishing. Oxford   ISBN: 9781841715322

Sinopse 
O objetivo deste livro é entender o desenvolvimento da estrutura social da sociedade germânica em partes selecionadas da “Germania Libera” na Europa por volta de c. 200 d.C. a 600 d.C. 

A estrutura social aqui é definida principalmente como a maneira como as tribos germânicas percebiam e expressavam a si mesmas e a sua visão de mundo por meio dos seus textos, sua pessoa, género, família, linhagem, tribo e relações sociais e religiosas internas na cultura material. Este livro incorpora um período de tempo relativamente grande que destaca aspectos da estrutura social germânica não identificados em estudos tradicionais mais curtos ditados por períodos e áreas definidos arbitrariamente. 


O foco está especialmente na maneira como os cemitérios do período de migração são estruturados de forma diferente ou semelhante dentro da sociedade germânica. O período de migração é definido amplamente como o tempo de c. 200-600 d.C. Na Inglaterra, o período equivalente que é chamado de romano tardio e saxão primitivo. Quando os cemitérios são analisados, outras categorias de achados são discutidas em termos mais amplos, juntamente com analogias da antropologia social e de fontes escritas, neste caso, fontes contemporâneas e posteriores. 


Um dos objetivos do trabalho é olhar mais de perto para a singularidade do material arqueológico no sudeste da Europa como um meio de avaliar a relevância das fontes escritas na mesma área sobre a estrutura social tanto no sul quanto no norte da Europa, especialmente na Escandinávia. (Também envolve explorar a fonte controversa do Beowulf). 


Os nove capítulos focam na estrutura social germânica; abordagens teóricas e metodológicas para enterros; arqueologia do sul da Escandinávia e da Europa Central; análise social de cemitérios do sul da Escandinávia; uma pesquisa da cultura Sintana de Mures/Chernyakhovo; análise social de cemitérios góticos; pesquisa de bolsa de estudos anglo-saxônica; análise de sepulturas anglo-saxônicas, com referência especial a Spong Hill

INDEX
Chapter 1. Germanic Social Structure p. 1

Chapter 2. Theoretical and methodological 
approaches to burials p. 12

Chapter 3. South Scandinavian and Central 
European archaeology p. 22

Chapter 4. Social analysis of South Scandinavian 
cemeteries - a dialogue with the dead p. 36

Chapter 5. A survey of the Sîntana de Mureş/Chernyakhovo 
culture - a social-economic perspective p. 53

Chapter 6. A social analysis of Gothic cemeteries p. 65

Chapter 7. A survey of Anglo-Saxon scholarship p. 88

Chapter 8. Analysis of Anglo-Saxon graves 
with special reference to Spong Hill p. 99

Chapter 9. Conclusion - towards a synthesis
of historical and written sources? p. 131

Bibliography p. 138


Disponível em: Germanic Social Structure

Sem comentários:

Enviar um comentário