Xiongnu: The World's First Nomadic Empire
Miller, B. K. (2024): Xiongnu: The World's First Nomadic Empire. Oxford Studies in Early Empires. Oxford University Press. Oxford.
Sinopse
Este livro levanta o caso do primeiro império nómade do mundo, o Xiongnu, como um excelente exemplo dos desenvolvimentos sofisticados e da poderosa influência dos regimes nómades.
Partindo de uma conceptualização das instituições sociais e económicas dos pastores móveis, os capítulos coletivos traçam o percurso do Império Xiongnu desde antes da sua ascensão inicial, passando pelas guerras que o desafiaram e pelas reformas que o tornaram mais forte, ao legado deixado após a sua ascensão e eventual queda.
Xiongnu expõe as práticas económicas e as convenções sociais dos pastores das estepes como bases férteis para instituições e infra-estruturas do império, e apresenta um modelo de "impérios de mobilidades", que envolveu menos o controlo das cidades e territórios e mais dos movimentos das comunidades e do capital. para alimentar os seus regimes.
Ao unir exames arqueológicos com investigações históricas, Bryan K. Miller apresenta uma narrativa mais complexa e matizada de como um império firmemente baseado na estepe há mais de dois mil anos conseguiu formular uma economia política robusta e uma matriz política complexa que capitalizou as mobilidades. e formas alternativas de participação política, e permitiu que os Xiongnu dominassem vastos reinos da Eurásia central e deixassem efeitos geopolíticos duradouros nos muitos mundos ao seu redor.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Xiongnu
Sem comentários:
Enviar um comentário