Marija Gimbutas
Navickaitė, R. (2022): Marija Gimbutas. Transnational Biography, Feminist Reception, and the Controversy of Goddess Archaeology. Routledge. Londres. ISBN: 9781003215592 DOI: 10.4324/9781003215592
Sinopse
Este livro é uma biografia e história da recepção da arqueóloga lituano-americana Marija Gimbutas (1921–1994). Apresenta o primeiro relato transnacional da vida de Gimbutas com base na pesquisa histórica e um exame original da influência de suas ideias em vários contextos feministas, tanto acadêmicos quanto populares.No centro deste livro está a história de sucesso de uma mulher do Leste Europeu que sobreviveu às ocupações soviética e nazista em sua terra natal, viveu como uma pessoa deslocada na Alemanha da pós-guerra e construiu sua carreira e autoridade acadêmica dentro da androcêntrica academia americana.
Ao mesmo tempo, é também a história de uma controvérsia que se seguiu à teoria da Velha Europa de Gimbutas, uma civilização pré-histórica, caracterizada pela paz, pelo igualitarismo, pela liderança feminina e pela adoração da Grande Deusa. Introduzida pela primeira vez em 1974, esta teoria inspirou movimentos de mulheres em todo o mundo, mas foi duramente criticada por outros arqueólogos. Este livro examina os vários contextos intelectuais (feministas, nacionalistas, teóricos) nos quais as ideias de Gimbutas foram formadas, recebidas e interpretadas, bem como apropriadas para diferentes objetivos políticos.
Este estudo oportuno atrairá estudiosos e estudantes das áreas: história da arqueologia, arqueologia pré-histórica, estudos de gênero, estudos feministas, história das mulheres, estudos Bálticos e religião e espiritualidade.
INDEX
Chapter 1. Introduction. Writing Marija Gimbutas
Part I. The Making of Marija Gimbutas in National
and Transnational Contexts
Chapter 2. From Interwar Vilnius to Postwar Germany
Chapter 3. Life and Career in the U.S.
Part II. Transnational Feminist Reception
of Marija Gimbutas
Chapter 4. New Archaeology, Old Europe, and the Feminist
Science Debates. Marija Gimbutas' “Pre-Her-Story” in Academia
Chapter 5. Searching for Old Europe. Marija Gimbutas
and the Problem of Cultural Appropriation in Feminist Spirituality
Chapter 6. The Archaeologist of Nation and Gender.
Gimbutas and Post-Socialist Lithuanian Feminism
Chapter 7. Conclusion
+INFO sobre o livro em: Marija Gimbutas
Sem comentários:
Enviar um comentário