Le Banquet cérémoniel entre archéologie et ethnologie
Michler, M., Le Roux, P. & Jodry, F. (2024): Le Banquet cérémoniel entre archéologie et ethnologie. Archaeopress. Oxford ISBN: 9781803277554 DOI: 10.32028/9781803277554
Sinopse
Uma abordagem dupla, que combinaantropologia social e arqueologia, revela o banquete ou festa cerimonial como um fenómeno plenamente social. Em circunstâncias extraordinárias, os banquetes -geralmente realizados em sociedades estratificadas com uma religião sacrificial- reúnem muitos convidados, que são alimentados e regados com alimentos raros e caros em grandes quantidades, a fim de homenagear alguém ou alguma coisa, e para afirmar ostensivamente o poder dos organizadores.
Embora esta prática tenha sido reconhecida em muitas sociedades ao redor do mundo, vivas, antigas ou extintas, ainda não tinha sido objeto de uma síntese em grande escala. Foi, portanto, apropriado lançar um olhar interdisciplinar sobre os meandros do banquete festivo em relação às cosmogonias e práticas sociais dos espaços sociais em questão.
Os nove ensaios aqui recolhidos, provenientes de comunicações apresentadas em jornadas de estudo realizadas em Estrasburgo, contribuem para o debate sobre questões importantes relativas ao banquete, como a sua temporalidade (ciclos culturais ou mitos cosmogónicos), a sua localização (esfera pública ou privada, espaço aberto). ar ou em ambientes fechados), a comensalidade, a hospitalidade, o tipo de produtos consumidos e os modos à mesa e, por fim, a hipótese de que a organização de um banquete implica a existência de uma sociedade hierárquica, sedentária, com riqueza (ou crematismo), quando não ostentação.
A diversidade de áreas geoculturais, períodos cronológicos e casos abordados permitem-nos apreender o banquete em todos os seus múltiplos aspectos, oferecendo novos alimentos para o pensamento e caminhos para a investigação.
INDEX
Descarregar o livro em: Le Banquet Cérémoniel
Sem comentários:
Enviar um comentário