sexta-feira, 14 de abril de 2023

Individualização Religiosa no Mundo Romano

RELIGIOUS INDIVIDUALISATION  


Haeussler, R. & King, A. (2023): Religious Individualisation. Archaeological, Iconographic and Epigraphic Case Studies from the Roman World. Oxbow Books. Oxford. ISBN: 978-1-78925-965-0


Sinopse: 
O mundo romano era diverso e complexo. E assim foram as compreensões e práticas religiosas espelhadas na enorme variedade apresentada por evidências arqueológicas, iconográficas e epigráficas. As abordagens convencionais concentram-se principalmente no papel político dos cultos cívicos como meio de coesão social, muitas vezes considerados instrumentalizados pelas elites.

Mas, ao fazê-lo, a diversidade religiosa é frequentemente negligenciada, marginalizando atividades de culto 'desviantes' que não se encaixam no cânone clássico, bem como a multiplicidade de práticas funerárias e outras atividades religiosas que faziam parte da vida cotidiana. No Império Romano, as experiências religiosas de uma pessoa eram moldadas por muitas e às vezes aparentemente incompatíveis práticas de culto, em que os cultos 'cívicos' e 'imperiais' poderiam ter tido o menor impacto de todos.


O objetivo, portanto, é repensar nossas metodologias, visando uma imagem mais dinâmica da religião que leve em consideração as escolhas e ações variadas e muitas vezes contraditórias do indivíduo, o que reflite as experiências religiosas discrepantes no mundo romano. É possível "examinar a mente" de um indivíduo na época romana, qualquer que seja seu status e etnia, e tentar entender as diversas experiências do indivíduo em um império tão complexo e interconectado, explorando as escolhas que estavam abertas a um indivíduo ? Isso também levanta a questão de saber se o conceito de individualidade é válido para os tempos romanos.


Em alguns períodos, o impacto das ações individuais pode ser mais importante: a primeira adoção de esculturas de estilo romano, práticas de culto ou teónimos latinos para divindades indígenas podem desencadear processos de longo prazo que influenciarão significativamente as perceções das pessoas sobre divindades locais, suas características e funções. 


As escolhas e preferências individuais prevalecem sobre as identidades coletivas no Império Romano em comparação com os tempos pré-romanos? Para examinar essas questões, este volume apresenta estudos de caso que analisam ações individuais na esfera religiosa.


INDEX


+INFO sobre o livro: Religious Individualisation

Sem comentários:

Enviar um comentário