segunda-feira, 10 de abril de 2023

Great Orme e o trafego do Metal no Bronze


BOOM AND BUST IN BRONZE AGE BRITAIN


Williams, A. (2023): Boom and Bust in Bronze Age Britain: The Great Orme Copper Mine and European Trade. Archaeopress. Oxford.   ISBN: 978-1-80327-378-5


Sinopse: 
A mina de cobre Great Orme, na costa norte do País de Gales, é uma das maiores minas sobreviventes da Idade do Bronze na Europa. Mas para onde foi todo o cobre? Até agora, isso permaneceu um mistério. Foi alegado na década de 1990 que a mina produzia apenas um tipo de cobre com baixa impureza, incomum na Idade do Bronze britânica. 


Essas reivindicações marginalizaram a mina como uma fonte de cobre sem importância, cujas extensas explorações foram explicadas como sendo apenas o resultado de explorações em pequena escala ao longo de quase mil anos. No entanto, os resultados desta nova pesquisa interdisciplinar, que combina conhecimentos arqueológicos e geológicos com os métodos analíticos científicos mais recentes, mudam radicalmente esse quadro. 


Esta nova evidência revela uma mina de cobre de importância europeia, que dominou o suprimento de cobre da Grã-Bretanha por dois séculos (c. 1600-1400 aC), com algum metal alcançando a Europa continental que se estende da Bretanha ao Báltico. Acredita-se que esse período zênite de produção em larga escala tenha exigido uma comunidade mineira em tempo integral, possivelmente apoiada ou controlada pela área agrícola mais rica do nordeste do País de Gales, com seus elos estratégicos em redes de comunicação mais amplas. No geral, as novas evidências sugerem que a Grã-Bretanha estava muito mais integrada nas redes de comércio/troca europeias do que se suspeitava anteriormente.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Boom and Bust

Sem comentários:

Enviar um comentário