quarta-feira, 30 de abril de 2014

Paisagens Sagradas - Congresso


Sacred Landscapes
Creation, Transformation and Manipulation

Quando: 5-7 Maio
Onde:  Lampeter


Nos próximos dias 5-7 de maio celebra-se em Lampeter (País de Gales) uma reunião científica, organizada pelo prof. Ralph Häussler (Trinity St David, Lampeter), o tema principal da qual será as paisagens sagradas, como conceito e objeto de estudo diacrônico e interdisciplinar


A paisagem sagrada não é simplesmente aquilo que vemos, mas sobre tudo uma maneira de ver, a paisagem é, portanto, uma construção cultural que dá sentido aos lugares e reflite a memória humana do espaço.


E igualmente é preciso considerar como a paisagem têm sido manipulada: isto é mais notável quando contrastamos o caso do rios sagrados, fontes e outeiros da Idade do Ferro com a


 monumentalização apos o subsequente reconhecimento durante o periodo romano desses mesmos lugares como espaços cultuais mostrando-se frecuentemente neles uma tranformaçao gradual desde o conceito de santuário natural ao de santuário arquitetônico.


O objectivo desta conferência interdisciplinar é chegar a uma melhor compreensão desses fenômenos uma vez que nem a metodologia e abordagens teóricas, nem a, evidência epigráfica, literária e numismática arqueológico foram discutidas e analisadas coa suficiente profundidade cronológica.


  INDEX & RESUMOS



+INFO no site do: Via Sacra Project

Sem comentários:

Enviar um comentário