quarta-feira, 2 de abril de 2014

Morreu Jacques Le Goff



Ontem 1 de Abril morreu aos 90 anos de idade Jacques Le Goff, um dos mais importantes medievalistas do século XX. O historiador francês pertencia à terceira geração de historiadores da escola de Annales. A sua conceção da historia medieval concebida como uma antropologia histórica centrada no interesse pela história da cultura e das mentalidades, marcou a varias gerações de medievalistas e historiadores em geral.


Livros como O Nascimento do Purgatório, A Civilização do Ocidente Medieval, ou A Bolsa ou a Vida, têm-se convertido e clássicos nos que os leitores de Le Goff topámos uma visão da historia profundamente interdisciplinar e sem complexos disciplináreis, que o levaram mesmo a repensar os limites e periodizações convencionais da Idade Media, assim como a integrar os dados e aportações da antropologia, sociologia etc, no estudo dos textos históricos criando uma autentica antropologias histórica


Grande divulgador, em 1968 no empeçou a colaborar no programa radiofónico Les Lundis de l’Histoire, que ainda hoje é emitido pela France Culture, e no qual Le Goff pariticipou até ao final da sua vida. Com a morte de Jacques Le Goff perde-se um dos grandes historiadores do passado século.

Deixamo-vos aqui o audio do programa especial do programa de France Culture La Grande Table emitido hoje em Homenagem ao medievalista e que contou coa intervenção dos historiadores Patrick Boucheron e Jean-Claude Schmitt (colaborador e sucessor do proprio Le Goff)



Sem comentários:

Enviar um comentário