quinta-feira, 3 de abril de 2014

Banquete e Ritual na Islandia - Livro

FOOD, BLOOD & LITTLE WHITE STONES

Jónsson, J.O., Food, blood and little white stones: A study of ritual in the Icelandic Viking Age hall. University of Iceland, 2014


Sinopse
O estudo das crenças e rituais antigos é uma problematica muito complexa que tem incomodado os estudiosos ao longo dos séculos. As pessoas ao longo do tempo têm-se surprendido das religiões, crenças e tradições de outros povos. Os estudiosos, já no tempo de Tácito e o Império Romano, descreveram as práticas religiosas e rituais de culturas estrangeiras.


No entanto, tais relatos tendem ser deformados pelo própria abscripção religiosa do escritor, o clima político da época e forma em que os textos sobreviver e se trasmitem. Problemas semelhantes dam-se com os relatos orais. A vantagem de arqueologia, neste caso, é, para usar as palavras de Ann-Britt Falk "que analisa o que as pessoas realmente fazem, não o que eles se supoe que fazem"


O objetivo desta tese é de olhar para a arqueologia da casa de banquetes islandesa de epoca vikinga e definir os signos de ritual teorizado a partir da combinação dos materiais folclórico, etnográfico, arqueológico e histórico. O objetivo do autor é que através do uso destas fontes, seja possível a identificaçao de rituais pagãos no registro arqueológico da Islândia.


 INDEX



Descarregar a tese aqui: Food, blood and little white stones

Sem comentários:

Enviar um comentário