sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cerâmica e estratigrafia na Lusitânia

CONTEXTOS ESTRATIGRÁFICOS ROMANOS NA LUSITÂNIA
DA REPÚBLICA À ANTIGUIDADE TARDIA

Quando: 24 novembro
Onde:   Lisboa


Embora apoiada em contextos estratigráficos, a investigação ceramológica que atravessou quase todo o século XX foi, como sabemos, eminentemente de índole morfológica e deu origem a uma série de tipologias que ainda hoje norteiam os nossos trabalhos. Nas últimas décadas os esforços têm tido em linha de conta uma crescente problematização de contextos, com a percepção de que o monolitismo das grandes tipologias distorce muitas vezes as nuances temporais e geográficas da difusão comercial, bem como as diferenças entre as cronologias dos centros de consumos e as dos centros de produção.



Apesar de na última década a investigação europeia ter lançado vários trabalhos conjuntos de problematização estratigráfica, a investigação portuguesa tem talvez ficado um pouco à margem desta tendência.


O intuito deste colóquio é exactamente o de estimular a apresentação e o debate de realidades estratigráficas relevantes para as cronologias tipológicas e comerciais no espaço lusitano e poderá ser uma salutar discussão para estudos em progresso, já finalizados, ou mesmo já publicados anteriormente


Para elo o colóquio Contextos Estratrigráficos na Lusitânia reunira a varios especialistas em cerâmica antiga no Faculdade de Belas Arte da Univ. de Lisboa o dia 24 de novembro.


 Programa



Sem comentários:

Enviar um comentário