sábado, 3 de novembro de 2012

Comunidades Fortificadas Alto-medievais


Early Medieval Defended Communities Across Europe
Fortified Settlements of the Eighth to Tenth Centuries AD

Quando: 8-10 Fevereiro de 2013
Onde:   Oxford

   
Enquanto muita atenção tem sido prestada por parte da arqueológia e da história aos sistemas defensivos do mundo romano e logo ao desenvolvimento de castelo medieval, muitas vezes o período alto medieval foi esquecido ou mal compreendido em termos de tipologia dos seus assentamentos, populações e defesas.


Foram as comunidades fortificadas típicas do início da Idade Média? Quanta continuidade direta existiu entre a Romanidade Tardia e o início da Idade Média em termos de aldeias fortificadas, morros e assentamentos? Que novos locales surgiram e por quê? Quem controlavam esses sites? e, como de "feudal" foram essas paisagens de entre séculos VIII-X  na Europa?



Esta conferência fim de semana organizada pola Universidade de Oxford reunira uma série de especialistas que tenhem escavadado locais fortificados na variedade de reinos, sistemas políticos e regiões que consituem a Europa Altomedieval. O congresso tem como objectivo avaliar a forma como desenvolvemos a nossa compreensão desses sites é, como eles foram articulados e projetados, seu conteúdo em termos de populaçao e de estruturas junto co papel que jogarao na paisagem.


  Programa



+INFO no site:  Early Medieval Defended Communities

Sem comentários:

Enviar um comentário