terça-feira, 29 de maio de 2012

Castro e Castra em Cantábria - Livro on-line



Castros e Castra em Cantábria
     
Serna Gancedo, M. L., Martínez Velasco, A. e Fernández Acebo, V. (cords.),Castros y Castra en Cantabria. Fortificaciones desde los orígenes de las Edad del Hierro a las guerras con Roma, catalogo, revisión y puesta al día. Acanto, Santander, 2010, 790 pags.
ISBN:  978-84-613-6941-6


Depois de passado o tempo precetivo e ante o interesse do livro a Federação de Associações para a defensa do Património Cultural e Natural de Cantábria (ACANTO) bem de por ao dispor on-line para a sua descarrega o livro Castros y Castra en Cantabria. Este livro é o resultado de um projeto principiado no ano 2004 pelo Instituto de Estudios Prerromanos y de la Antigüedad de Cantabria (IEPA), para fazer uma posta ao dia e atualização bibliográfica sobre o estado da investigação e conhecimento de tudo-los assentamentos tipo castra em Cantábria, tanto os propriamente ditos castra romanos como as fortificações indígenas da Idade do Ferro que por extensão também tem recebido o nome do de castro.



A obra divide-se em duas partes uma geral sobre o povoamento o conceito de castro, o território e o paleo-ambiente, e uma segunda parte na que se oferece um exaustivo catalogo de jazigos passando revista a bibliografia e ao estado da investigação em cada um deses sítios arqueológicos da atual Cantábria, já por questões puramente administrativa for necessário deixar fora outras áreas do território dos antigos cântabros situadas nas atuais comunidades autónomas de Astúrias e Burgos.



Castro e Castra é o resultado da colaboração de mais de 60 autores e colaboradores que desde distintas perspetivas abordam os multiples aspetos que se fazem presentes no período que vai desde os inícios da Idade do Ferro até a chegada de Roma, tratando extensamente o tema das chamadas Guerras Cântabras e dos achádegos arqueológicos que nos últimos anos, fruto sobre tudo do inestimável trabalho de Eduardo Peralta Labrador, se tem dado neste âmbito de pesquisa e geografico. O livro bem a cumprir o papel de proporcionar uma obra de síntese sobre esse período cobrindo o que era, a pesares da ingente bibliografia espeficica existente sobre varias das temáticas que desenrola a obra, um importante valeiro na bibliografia.


Descarrega o livro:  Castros e Castra en Cantabria

Sem comentários:

Enviar um comentário