Parures et échanges au
premier âge du Fer
Rodrigues, V. (2016): Parures et échanges au premier âge du Fer, des Pyrénées à l'Atlantique (VIIIe-Ve siècles avant JC). Tese de doutorado sustida na Universite de Pau et des Pays de l’Adour.
Sinopse
Esta tese centra-se em objetos decorativos da zona atlântica sul da Europa (Portugal, norte de Espanha, sul da Aquitânia) do início da Idade do Ferro (séculos VIII-V a.C.). Considerados durante muito tempo como simples marcadores cronológicos, e por vezes apreciados apenas pelo seu carácter sumptuoso, nunca foram, até à data, objeto de uma síntese.
A investigação orientou-se ao longo de duas trajetórias: por um lado, ter em conta todos os objetos decorativos, independentemente do material, e, por outro, realizar um estudo sobre as interações artísticas dos Pirenéus com o Atlântico. Tal abordagem pode agora ser empreendida graças a dados arqueológicos recentes destacados em monografias regionais e em trabalhos sobre a paleoetnogénese dos povos da Península Ibérica.
A primeira fase da investigação consiste em reunir e ordenar o corpus de ornamentos feitos pelas oficinas do norte peninsular e da Aquitânia na forma de um catálogo. A abordagem preferencial neste trabalho é a análise do estilo, a fim de diferenciar ornamentos locais de importados. Esta abordagem está associada a uma análise espacial, temporal e funcional, a fim de estabelecer áreas de distribuição estilística e redes de circulação.
Com base nas continuidades e variações de estilo estabelecidas de uma área para outra, a questão das trocas de arte é colocada em perspetiva com as motivações identitárias, socioculturais e económicas das sociedades proto-históricas. De fato, uma abordagem global deste mobiliário não poderia ignorar o seu modo de expressão, seja ele relacionado à identidade individual ou coletiva.
Esta questão aborda-se sob dois ângulos: o primeiro apreende a maneira como uma dada comunidade constrói um discurso identitário em relação aos seus vizinhos, enquanto o segundo questiona a maneira como o indivíduo estrutura a sua relação com o outro usando este ou aquele ornamento.
INDEX
Descarregar a tese em: Parures et Échanges
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)


.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário