terça-feira, 9 de setembro de 2025

Casa e Assentamento na Noruega Proto-histórica

Bronze Age and Early Iron Age house and settlemen 

Løken, T. (2020): Bronze Age and Early Iron Age house and settlement development at Forsandmoen, south-western Norway. AmS-Skrifter Nº 28. Museum of Archaeology, University of Stavanger. Stavanger.  ISBN: 978-82-7760-190-8

Sinopse  
Esta monografia analisa um número limitado de tópicos sobre tipos de casas e, portanto, mudanças sociais e econômicas a partir do extenso material que saiu da escavação arqueológica que ocorreu em Forsandmoen (“planície de Forsand”), município de Forsand, Rogaland, Noruega durante a década de 1980-1990, bem como os anos de 1992, 1995 e 2007. 


A escavação foi organizada como um projeto de pesquisa interdisciplinar dentro de arqueologia, botânica (análise palinológica de pântanos e solos, análise de macrofósseis) e análise de fosfato, conduzido pela equipe do Museu de Arqueologia em Stavanger (como era chamado até 2009, agora parte da Universidade de Stavanger). Um grande projeto de pesquisa de fosfato demarcou uma área de assentamento de 20 ha, entre os quais 9 ha foram escavados usando remoção mecânica do solo superficial para expor os vestígios de habitação no topo da planície de escoamento glaciofluvial de Forsandmoen. 


O principal objetivo desta monografia é analisar minuciosamente as diferentes características das casas (buracos para postes, vestígios de paredes, entradas, valas, lareiras, estrutura da casa, distribuição de achados) e como elas foram combinadas e transformadas nos diferentes tipos de casas ao longo do tempo. Material habitacional de diferentes áreas norueguesas, bem como da Suécia, Dinamarca, Alemanha e Holanda, é incluído em análises comparativas para revelar conexões dentro da área nórdica.


Ao final da Período das Migrações, o assentamento de Forsandmoen foi completamente abandonado. O abandono pode ter sido causado por uma combinação de circunstâncias, como a superexploração agrícola, o clima mais frio, a Peste de Justiniano ou o colapso do sistema de chefia redistributiva devido à decadência do Império Romano. 



O abandono abrupto também coincide com uma enorme erupção vulcânica ou evento cósmico que obscureceu o sol ao redor de todo o globo em 536-537 d.C. Argumenta-se que o efeito climático sobre a agricultura nessa latitude poderia induzir uma fome tão grave que o assentamento, em combinação com outras causas possíveis. 

Descarregar

Volume 1. Texto
Volume 2. Tabuas e Figs.

INDEX


Sem comentários:

Enviar um comentário