sábado, 6 de setembro de 2025

Explotação Mineira no Sudoeste da Gália - Livro

L’exploitation minière dans le sud-ouest de la Gaule

Meunier, E. (2023): L’exploitation minière dans le sud-ouest de la Gaule entre le second âge du Fer 
et la période romaine. Le district de l’Arize dans son contexte régional. Ausonius Éditions. Pessac. ISBN:  978-2-35613-497-4
Sinopse 
A exploração dos recursos mineiros é uma actividade praticada em todas as cadeias montanhosas do sudoeste da Gália (Pirenéus, Corbières, Montagne Noire) em todos os períodos. Este trabalho oferece um resumo das explorações da Segunda Idade do Ferro e do período romano, cujos dados foram amplamente renovados desde o início dos anos 2000. 


Após uma apresentação global dos sítios mineiros e metalúrgicos conhecidos na região, o caso do distrito prateado do cobre da frente norte do maciço de Arize é abordado mais especificamente, com uma apresentação dos resultados de campo. Este trabalho permitiu evidenciar o início da actividade a partir do período dos séculos IV e III, de acordo com as datas de radiocarbono calibradas obtidas nos locais mineiros. Esta fase de exploração, até então totalmente inédita para este distrito, ecoa resultados semelhantes obtidos noutras minas da região e pode estar ligada ao desenvolvimento económico generalizado observado em toda a Europa.Celta no século III A.C 


Estes resultados levam a matizar a importância do fase de exploração republicana tardia e o impacto da tomada romana da região na produção mineira local. Estes elementos são retomados numa discussão geral que perspetiva os dados regionais e de outros sítios conhecidos, na Gália ou na Península Ibérica, para estas cronologias. Os dados da arqueologia mineira são então ligados aos disponíveis nos contextos arqueológico e histórico. 


Isto contribui para identificar a dinâmica em ação na evolução das operações mineiras no sudoeste da Gália e para melhor compreender as modalidades de transição entre o mundo da Segunda Idade do Ferro e o Império Romano.

INDEX


Descarregar o livro em:  L’exploitation minière

Sem comentários:

Enviar um comentário