Problems of Early Metal Age Archaeology of Caucasus
and Anatolia
Kvachadze, M., Marina Puturidze, M. & Shanshashvili, N. (2014): Problems of Early Metal Age Archaeology of Caucasus and Anatolia. Proceedings of International Conference. Georgian National Museum. Tbilisi. ISBN: 978-9941-0-7134-8
Sinopse
Com o aparecimento da metalurgia e da exploração mineira, inicia-se uma das épocas mais importantes da história da humanidade. Os objetos de ouro e cobre aparecem no sul do Cáucaso no período Neolítico. Antigos artefactos em metal do 7º ao 5º milénio. A.C. foram descobertos em locais das culturas Shulaver-Shumutepe, Lailatepe e Sioni.
A par do trabalho com cobre, o homem começou a produzir bronze, o que pode ser considerado o maior feito da época. Pelas suas características tecnológicas e mecânicas o bronze era de melhor qualidade do que o cobre e a sua introdução na metalurgia foi de grande importância progressiva. A introdução de objetos metálicos nas tarefas domésticas e na agricultura, bem como na vida quotidiana, em geral, aumentou a produtividade do trabalho e, por outro lado, as armas de bronze fortaleceram as capacidades militares da população.
A metalurgia do bronze e o desenvolvimento da mineração contribuíram para a ampla difusão das culturas da Idade do Bronze no continente euro-asiático. É significativo que o antigo poeta grego Hesíodo tenha chamado à Idade do Bronze “Idade Heroica”.
Na Anatólia e no Sul do Cáucaso, a Idade do Bronze começa no 4º milénio A.C. Na opinião de J. Mellaart, o início da Idade do Bronze está associado ao aparecimento dos comerciantes mesopotâmicos do período Uruk na Anatólia. O primeiro objetivo destes comerciantes era comprar metal na Anatólia Oriental, que era rica em matérias-primas.
INDEX
Descarregar o livro em: Early Metal Caucasus & Anatolia
Sem comentários:
Enviar um comentário