Cannibalism in the Linear Pottery Culture
Boulestin, B. & Anne-Sophie Coupey, A-S. (2015): Cannibalism in the Linear Pottery Culture: The Human Remains from Herxheim. Archaeopress. Oxford. ISBN: 9781784912130
Sinopse
O recinto de Herxheim, localizado na região alemã do Palatinado, é uma das principais descobertas das últimas duas décadas sobre a Cultura da Cerâmica Linear, e provavelmente uma das mais significativas no avanço da compreensão de como essa cultura terminou. Os espetaculares depósitos, compostos principalmente de restos humanos, recuperados por ocasião das duas campanhas de escavação realizadas no local, chamaram a atenção das pessoas e, ao mesmo tempo, levantaram várias questões sobre a sua interpretação, que até então hesitava principalmente entre práticas funerárias peculiares, guerra e canibalismo.
Os autores fornecem aqui o primeiro estudo extensivo dos restos humanos encontrados em Herxheim, concentrando-se principalmente naqueles recuperados durante a campanha de escavação de 2005-2010. Eles primeiro examinam os dados de campo para reconstruir, na melhor das hipóteses, as modalidades de deposição desses restos.
A partir das análises quantitativas e das modificações ósseas, eles descrevem os tratamentos dos mortos, mostrando que eles realmente foram vítimas de práticas canibais. A natureza desse canibalismo é então discutida com base em estudos biológicos, paleodemográficos e isotópicos, e conclui-se que um exocanibalismo existiu ligado à violência armada.
Finalmente, os restos humanos são colocados em seus contextos locais e cronoculturais, e uma interpretação geral é proposta dos eventos que se desenrolaram em Herxheim e das razões para a crise social no final da cultura da Cerâmica Linear em que ocorreram.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Cannibalism in Linear Pottery
Sem comentários:
Enviar um comentário