
Craft and the Kingly Ideal
Mary W. Helms, M. W. (1993): Craft and the Kingly Ideal. Art, trade, and power. University of Nevada Press. Austin ISBN: 978-0-292-75823-0 DOI: 10.7560/730748
Sinopse
Nas antigas culturas mediterrâneas, acreditava-se que os diamantes conferiam invencibilidade aos seus donos. Na cultura contemporânea dos Estados Unidos, acredita-se que um carro de luxo de fabricação estrangeira dá status e prestígio ao seu dono. De onde vêm essas crenças?
Neste estudo sobre produção artesanal e comércio de longa distância em sociedades tradicionais e não industriais, Mary W. Helms explora o poder atribuído a objetos que são produzidos por artesãos habilidosos e/ou vêm de "longe".
Ela argumenta que o artesanato de qualidade e o comércio de longa distância, ambos mais disponíveis para elites poderosas do que para pessoas comuns, são meios de criar ou adquirir objetos tangíveis que incorporam poderes e energias intangíveis dos reinos cosmológicos de deuses, ancestrais ou heróis. Por meio dos objetos, essas qualidades tornam-se disponíveis para a sociedade humana e conferem honra e poder a seus possuidores.
A nova abordagem de Helms equipara comércio com arte e enfatiza aquisição em vez de distribuição. Ela rejeita a separação ocidental clássica entre economia e estética e oferece um novo paradigma para entender sociedades tradicionais que será de interesse de todos os antropólogos e arqueólogos.
INDEX
Descarregar o livro em: Craft and the Kingly Ideal
Sem comentários:
Enviar um comentário