quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Os machados de Jade Alpino - Documentario


Ao longo do 5º milénio e parte do 4º milénio AC, a Europa Neolítica foi afetada pela circulação de grandes machados de jade polidos (jadeitita, onfacitita e eclogita). A extensão desta rede de troca atinge 3.500 km de oeste para leste e mais de 2.000 km de norte para sul. 


Em 2003, os investigadores do CNRS identificaram a origem destes preciosos machados de rocha nos Alpes italianos, particularmente no maciço do Monte Viso entre 1.700 e 2.400 m acima do nível do mar Este documentário traça a descoberta de pedreiras alpinas e as condições de produção destes machados excecionais durante as expedições sazonais. 

As razões profundas deste interesse particular pelos jades alpinos durante o Neolítico podem ser encontradas nas desigualdades sociais e nos rituais religiosos, no controlo dos objetos sagrados reservados à elite. Esta é certamente a razão pela qual estes extraordinários objetos chegaram à Bretanha a oeste, à Irlanda, à Escócia e à Dinamarca a norte, à Bulgária e ao norte da Grécia a leste, à Sicília a sul, num sistema de crenças religiosas partilhadas por toda a a Europa atual.~


Sem comentários:

Enviar um comentário