Frühe Alamannen im Breisgau
Bücker, Ch. (2020): Frühe Alamannen im Breisgau: Untersuchungen zu den Anfängen der germanischen Besiedlung im Breisgau während des 4. und 5. Jahrhunderts nach Christus.Archäologie und Geschichte: Freiburger Forschungen zum ersten Jahrtausend in Südwestdeutschland Vol. 9 Propylaeum. Heidelberg. DOI: 10.11588/propylaeum.692
Sinopse
Graças a inúmeras escavações e novas descobertas nos últimos anos, o ponto de partida para a pesquisa do Breisgau, no sul do Alto Reno, no início do período Alamânico melhorou significativamente. No final da antiguidade, Breisgau era uma área fronteiriça entre romanos e povos germânicos.
Os fortes romanos no Reno, por um lado, e os primeiros assentamentos alamânicos nas planícies e nas montanhas que fazem fronteira com a Floresta Negra, por outro, estavam parcialmente nas imediações. A extensa análise da cerâmica germânica moldada à mão foi um pré-requisito para avaliar o antigo assentamento alemão em Breisgau, uma vez que a cerâmica dos primeiros Alamanni tem semelhanças formais com a cerâmica de algumas fases de assentamento pré-histórico, e muitas vezes ocorria confusão.
Este estudo conseguiu evidenciar diferenças tecnológicas entre as cerâmicas moldadas à mão do início do período Alamânico e dos tempos pré-históricos, o que permite uma classificação clara.
INDEX
Descarregar o livro em: Alamannen in Breisgau
Sem comentários:
Enviar um comentário