quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Ecologia de uma Ferramenta

Ecology of a Tool

Perequin, P.,  Petrequin, A.M, & Pelletier-Michaud, A. (2020): Ecology of a Tool: The Ground Stone Axes of Irian Jaya (Indonesia). Archéo Logiques Series. Oxbow Books. Oxford.  ISBN: 9781789253863

Sinopse  
A Nova Guiné, e especialmente a Papua Nova Guiné, é o último país do mundo onde os etnólogos puderam observar de perto, filmar e fotografar toda a cadeia de produção de ferramentas de corte de pedra polida, desde a extração da pedreira até à utilização da ferramenta acabada. 





A investigação sobre as lâminas polidas de Papua evoluiu ao longo dos anos, acompanhando as mudanças nas filosofias e nas agendas de investigação. Embora seja claro que foi recolhida uma quantidade excecional de informação, esta permanece centrada naquela pequena parte das Terras Altas onde as condições para a pesquisa de campo eram mais agradáveis ​​do que em qualquer outro lugar. Esta apresentação dos eixos de Irian Jaya aborda, portanto, um tema que permanece em grande parte inexplorado. 




Até agora, a investigação sobre ferramentas de pedra na Nova Guiné seguiu uma abordagem antropocêntrica, na qual as ferramentas são vistas mais como vetores de trocas sociais do que como meios de atuar sobre o ambiente. Aqui, as lâminas de pedra polida são colocadas no centro do mundo, entre, por um lado, o ambiente natural transformado, e, por outro, o ambiente social e económico. Esta abordagem permite sugerir novos caminhos de inferência em arqueologia, bem como testar e abandonar os existentes. 





Neste volume, a lâmina de pedra é considerada um ser vivo, existindo em equilíbrio dentro do seu biótopo. Esta ideia não está muito distante das crenças dos agricultores Irian Jaya, para quem a vida anima certos objetos da sua cultura material. cabo é descritas, definidas e estudadas juntamente com as zonas extrativas e as áreas de difusão e utilização da sua produção. 






As diferentes tendências em cada área de produção e troca de lâminas polidas também são observadas. Por fim, conclui com uma discussão sobre o potencial etnoarqueológico destas observações contemporâneas.
  
INDEX


+INFO sobre o livro em: Ecology of a Tool

Sem comentários:

Enviar um comentário