sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Um Fulacht Fiadh à beira do Mar




Os restos de um Fulacht Fiadh, uma estrutura em forma de caixa da Idade do Bronze, a cerca de 4.000 anos de antiguidade, foi descoberta e encontra-se em estudo na Ilha de Coney, no Condado de Sligo (Irlanda).


Eamonn Kelly, diretor de antiguidades do Museu Nacional da Irlanda pensa que puído ter sido utilizada para o banho ou para cozinhar durante a Idade do Bronze, quando o poço forrado de pedra teria estado enchido de água que se aqueceria com pedras aquentadas previamente ao lume.


A estrutura que mede ao redor de um metro de longo e 80 cm de largo, foi identificada recentemente por Ciaran Davis, um estudante de arqueologia em IT Sligo, originário de cerca Rosses Point, que alertou ao museu. "Isto diz-nos que a gente que caminhava por esta praia faz 3.000 ou 4.000 anos, procurou esas grandes lousas de pedra, para construír cuidadosamente esta estrutura".



Há milhares Idade fiadh fulacht do bronze em toda a Irlanda, mas encontrar um em uma praia é um evento raro, disse o Dr. Marion Dowd, um professor do IT Sligo: "Não conheço outro exemplo em Cork, e az nos perguntar-nos por que quereria aquecer água salgada".


Sobre os usos da água aquecida nesta estrutura propuseram-se várias hipóteses: para cozinhar alimentos em locais fora dos assentamentos (vid vídeo embaixo e a postagem aqui), para banhar-se a modo de banhos de vapor (tipo sauna), ou para



tingir tecidos ou mas recentemente para produzir através da fermentação pelo calor cerveja, numa interessante achega testada experimentalmente pelos arqueólogos Billy Quinn e Declan Moore (mais info aqui e no video embaixo). No entanto neste caso o uso de água salgada semelha eliminar este ultimo uso alcoólico para o Fulach fiabh de Coney.


Segundo relata o Dr Dowd a estrutura era conhecida localmente como o "O poço dos desejos dos amantes", a lenda disse que qualquer pessoa que jazia no seu interior iria-se casar. Também era conhecido como "a tumba do marinheiro"



A tradição local sobre as propriedades do fulacht de Coney encaixa assim mesmo com um conjunto de tradições muito estendidas sobre determinadas pedras às que se atribuian propriedades fecundantes ou curativas várias, sobre as que se devia dormir ou passar uma noite para procurar os efeitos desejados (Alonso Romero, 2012)


O Dr. Kelly descreveu o achado como "muito importante" e disse que é "realmente extraordinário" que a estrutura tinha permanecido inalterada apesar de ser conhecida pela população local durante décadas. 


Referências

"Bronze Age Fulacht Fiadh Excavated in County Sligo", Archaeology 18-09-2014

Mc Donall, M: "Prehistoric pit discovered on Coney Island beach", Irish Times 11-09-2014

Alonso Romero, F: Cultos y creencias en torno a los megalitos del área atlántica europea. Santiago de Compostela, 2012 pp. 123-136

Billy Quinn, B & Moore, D: "Ale, brewing and fulacht fiadh" Archaeology Ireland (disponivel em MooreGroup.ie)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário