sábado, 27 de setembro de 2014

Lexicon Leponticum - Base de Dados

Lexicon Leponticum


O Lexicon Leponticum (LexLep) é uma plataforma web interactiva baseada na aplicação de codigo aberto MediaWiki. A finalidade de LexLep é por a ponto um dicionário interativo de Lepóntico e Galo Cisalpino de acesso livre para todos os utentes. 


Além de informação sobre as características linguísticas e etimológicas da língua Lepóntica, inclui dados substanciais sobre a epigrafia, a arqueologia e contexto histórico das inscrisões.


LexLep é um léxico vivo comparável a outras Wikis. O seu conteúdo medrá e é revisado constantemente. No seu estado actual LexLep é um recurso valioso e inovador sobre linguística histórica celtica, contudo, tem que ser lembrado que não é uma edição final, acabada. 


Quando o LexLep esteja acabado, o sitio web será anfitrião de um potente lexico multimédia das línguas de Celtica faladas no primeiro milénio a.C na Itália do norte e Suíça do sul. O coração do lexicon é uma edição de todos os materiais com evidências de lepontic e galo cisalpino (epigrafia, moedas, cerâmica), e um dicionário etimológico das palavras atestadas


O sítio foi criado dentro do projecto intitulado An Interactive online etymological dictionary of Lepontic, financiado pelo the FWF (Fonds zur Förderung der wissenschaftlichen Forschung) do Fundo para a Ciência austríaco.



O financiamento inicial decorreu desde Sept 2009 até junho de 2011. Em março do 2012 foi recebida uma fonte de financiamente adicional por parte do Celtic Research Trust da Ilha de Man. A equipa do LexLep é dirigida pelo linguista David Stifter da Universidade de Gales


+INFO no site do:  Lexicon Leponticum

Sem comentários:

Enviar um comentário