Pierre Clastres y las Sociedades Antiguas
Campagno, M. (ed.), Pierre Clastres y las sociedades antiguas. Colección Estudios del Mediterráneo Antiguo – PEFSCEA Nº 9, Buenos Aires, 2014
Sinopse
Embora a obra de Clastres centrara-se na etnologia, as suas idéias têm muito que oferecer para o pensamento das sociedades antigas. Esses mundos distantes têm sido cenarios tanto das sociedades não-estatais como do surgimento dos primeiros estados.
Que se pode dizer do status político dessas sociedades "primitivas"? E o que dizer da guerra? Se as sociedades não-estatais são sociedades contra o Estado, como pudo o Estado surgir? E como é possível caracterizar as sociedades que resultam dessa "desventura"?
Os estudos aqui reunidos têm em comum o fato de partir deste tipo de questões em relação à história das sociedades antigas, à luz de conceitos de raíz clastreana. Mas não compartilham necessariamente a mesma estratégia analítica ou o mesmo tipo de apropriação destes conceitos.
Trata-se de algo muito diferente, são apenas estudos de sociedades antigas que compartilham idéias e sensibilidades sobre a forma de pensar o regime histórico-social, para os quais a obra de Pierre Clastres não é ajeia
INDEX
+INFO sobre o livro: Pierre Clastres y las soc. Antig.
Sem comentários:
Enviar um comentário