sábado, 29 de março de 2014

Vivindo com os Mortos - Palestra


Living with the Dead

Quando: 2 Abril
Onde:  Gambelas


O Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve vem anunciar mais uma conferência do ciclo de palestras Arqueologia ao Sul, desta vez por Karina Croucher, com o tema Living with the dead: Mortuary practices from the Neolithic Near East, que se realizará no dia 2 de Abril de 2014 pelas 17:30 horas


Resumo
Esta presentação discute a evidência mortuária do Neolítico no Oriente Próximo (sudoeste da Ásia), um período crucial para o desenvolvimento da civilização, se consideramos a introdução da agricultura e das primeiras cidades sedentárias. Houve neste período várias formas de tratar os mortos, incluindo a fragmentação do corpo humano e a reutilização de partes do corpo, especialmente o crânio.


Entre estas práticas se incluiu o reboco dos crânios dos mortos, no que os rostos dos mortos foram recriados sobre seus crânios usando cal, barro e gesso. Esta palestra discute as interpretações recentes deste enigmático fenómeno, que incluem as conexões entre vivos e os mortos, e o papel tangível dos defuntos na vida dos vivos.


Sem comentários:

Enviar um comentário