quarta-feira, 12 de março de 2014

Lisboa Pré-Classica - Exposição


LISBOA PRÉ-CLASSICA

Quando: 13 Maio -31 Março
Onde: Lisboa


A próxima quinta-feira dia 13 de março inaugura-se exposição Lisboa - Pré-clássica: um porto mediterrânico no litoral atlântico na Galeria Millennium de Lisboa

A exposição oferece uma viajem às origens da cidade, quando colonizadores do Mediterrâneo Oriental navegaram até ao estuário do Tejo e nos legaram os primeiros vestígios urbanísticos, artefactos da vida quotidiana e outros, que pudemos relacionar com as artes de navegar. A investigação que tem vindo a ser desenvolvida sobre a Idade do Ferro de Lisboa tem revelado o caráter orientalizante da ocupação, com fortes relações com o Mediterrâneo Oriental.

Os materiais arqueológicos encontrados em várias áreas da colina do Castelo e da Baixa Pombalina inscrevem-se num processo de colonização marítima, protagonizada por grupos humanos fenícios, muito especialmente tírios. A navegação é um aspeto central desta diáspora, uma vez que a chegada de populações exógenas se fez através do Mediterrâneo, primeiro e do Atlântico, depois.

O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros é um dos sítios centrais desta reconstituição histórica, a que se pode aceder, quer na exposição Lisboa pré-clássica, um porto mediterrâneo no litoral atlântico, quer através da visita às ruínas arqueológicas do NARC, onde se conservam os mais extraordinários vestígios urbanísticos da Idade do Ferro na cidade de Lisboa.


Sem comentários:

Enviar um comentário