quarta-feira, 26 de março de 2014

O Mundo ao Revês - Exposição


Le Monde à L´Envers

Quando: 26 Março - 4 Agosto
Onde: Marselha


Hoje dia 26 de Março inaugura-se a exposição Le Monde à l’Envers - Carnavals et Mascarades d´Europe et Méditerranée organizada pelo Musée des Civilisations de l´Europe et de laMéditerranée (MuCEM) situado na cidade de Marselha (França).


Há muitas maneiras de olhar para uma exposição sobre o entrudo, sinaladamente ao redor da máscara, o disfarce, a loucura coletiva, oferecendo uma descrição histórica e tipológica das diferentes partes ou uma abordagem mais técnica focada sobre a artesoaria e em como é desenvolvida pela mascarados, em quanto indivíduos que dão livre curso à sua imaginação na confeição dos seus trajes e mascaras.


A exposição "O Mundo ao revés" convida a uma viagem pelo imaginário carnavalesco. O percurso comporta momentos de poderosa imersão de reflexão sobre o que este festival nos ensina sobre nós mesmos e as sociedades contemporâneas. Uma das principais razões para o renascimento atual dos carnavais e mascaradas é o fascínio num público que busca o sentido e autenticidade, o caráter arcaico da festa de carnaval.


As Mascaradas rurais e os Entrudos ditos "tradicional" ou "históricos"​​ renascem, às vezes contando com os escritos de antropólogos ou folcloristas do final do século XIX. Atores e espetadores evocar a necessidade de perpetuar uma comunidade "ancestral" e o seu próprio ritual, mesmo se ele é em grande parte reinventado.


Pelo que toca a parte galega desta exposição os nossos amigos da Sociedade Antropológica Galega (SAGA) têm aportado parte dos fundos visuais das suas pesquisas sobre este tema entre os que figura a imagem do próprio cartaz da mostra.



 Esta exposição temporal vai estar aberta desde o 26 de março até o 4 de agosto de 2014


+INFO no site do:  MUCEM

Sem comentários:

Enviar um comentário