quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O ADN e a sua diversidade no Porto

Comparing Ancient and Modern DNA Variability in Human Populations

International Conference

Porto, 23-25 Novembro 2011
Lugar: Biblioteca Municipal Almeida Garrett


A conferência internacional "Comparando Variabilidade DNA Antigo e Moderno em populações humanas", esta organizada pelo CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) unidade associada a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a colaboração revista Human Biology e da Câmara Municipal do Porto.

Esta é a quinta conferência da série Polimorfismos do DNA nas populações humanas (DNA Polymorphisms in Human Populations). O objectivo desta conferência é comparar os resultados emergentes sobre a variabilidade genética de populações antigas com a variabilidade dos seus supostos descendentes modernos, ou bem com populações que habitam a mesma região na actualidade.

A Tecnologia contemporânea aplicada ao DNA antigo permite a classificação tipológica de vários espécimes de uma população graças a qual está agora a emergir achegas à problemática genética de populações mais antigas e remotas. Com este encontro quer-se dar ênfase a esta nova dimensão de estudos de genética de populações que estão a virar a perspectiva dos pesquisadores que trabalham com o material genético moderno e antigo.

Prestarase especial atenção aos estudos de caso que fornecem evidências razoáveis de possíveis substituições, misturas ou continuidades de população ao longo do tempo. Ao respeito um dos focos da reunião estarão na questão da "Domesticação" entanto que ela se relaçiona diretamente coa historia humana num seitor onde essas mostras de material genetico antigo e moderno podem ser comparadas


Programa:
 



+INFO no site do:  CIBIO

Sem comentários:

Enviar um comentário