segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Arte e Arqueologia - Assembling Archaeology

Nos últimos anos tem-se prestado uma atenção novidosa até agora as dimensões estéticas do arqueológico em si e das relações da prática e do objeto arqueológico coa arte, longe da orientação dalgumas arqueologias tracionais pela História do Arte, especialmente na Arqueologia Clássica o novo foco de atenção, longe do winkelmaniano, agroma em torno ao conceito de "materialidade" e as interessantes reflexões que a partires da corrente post-processuais, se tenhem dados sobre a natureza não meramente passiva dos odjetos
Froito do ênfase sobre as variadas implicações significativas: do simbólico, ou cultural, o psicológico e pessoal, que se podem topar detrás de -ou em- as coisas, esta também um replaneamento da importância do ponto de vista com o que a realidade se vê. 

E cecais, se há algo no que a "objetividade" das coisas se nos mostra mais dependente do ponto de vista, de como se enquadrem, e do se mostra a traves da lente dum objetivo fotográfico Este é o caso de Bill Bevan um artista e fotografo residente durante os últimos 2 anos no Departamento de Arqueologia da Universidade Sheffield, onde tem desenrolado um projeto no que se tentou inter-relacionar a arte fotográfica e a pratica arqueológica.

Convertendo a fotografia mais alem duma forma de registo das coisas, numa forma de registo da própria quefazer dos arqueólogos e do seu trabalho de campo e no laboratório deslocando o interesse do registo do objeto ao registo da atividade, e a ao próprio fotografia arqueológica como uma prática além do funcional 

Este projeto rematara em breve e para elo vai-se produzir o proxia dia 12 de setembro a apresentação dos trabalhos realizados durante estes anos, a vez que se desenrola um Seminário paralelo com o titulo Assembling Archaeology ( "Montando a Arqueologia") no que distintos especialistas dos dois campos refleçonaram sobre o jeito no que a prática e materialidade da arqueologia pode ser pesquisada a através da arte visual e os mídia.

Discutindo assim mesmo como a prática artística visualiza as conexões entre os arqueólogos e os materiais e os lugares que dão sentido ao seu trabalho

As palestras do seminário serão as seguintes:


__10:40 Helen Wickstead (Kingston University, London) – Art as the Contemporary Archaeology of Archaeology? Cross-disciplinarity, Science-Art and the Art+Archaeology Project 

__11:10  Bill Bevan & Bob Johnston (University of Sheffield) – Defining Moments in Time and Space 


__11:55  Greg Bailey (University of Bristol) – Archaeologies of Absence


__12:25  Discussion 
__12:45  Lunch

__2:00  Mark Anstee (independent artist) – Cursus Awareness - The Other Stonehenge Monument

__2:45  Simon Callery (independent artist) – Excavation Sites as Sensory Training Grounds

__3:15  Tea break

__3:30 Antonia Thomas (Archaeology Department, University of the Highlands and Islands - Orkney College) – Creating Context: from Archaeological Site to Art Gallery in Orkney

__4:00  Angela Piccinni (University of Bristol) – Bristol Channel: place, material culture


+INFO sobre isto no blog de:   Bill Bevan
 

Sem comentários:

Enviar um comentário