
Shades of Violence
Cielas Leão, H. & Tiziana Pontillo, T. (eds.) (2024): Shades of Violence: Aggression and Domination in Indian Culture. Part I. Vedic. Studies. Cracow Indological Studies Nº 26/1. Jagiellonian University Institute of Oriental Studies. Cracovia. ISSN: 1732-0917
Pierdominici Leão, D. & Dębicka-Borek, E.(2024): Shades of Violence: Aggression and Domination in Indian Culture. Part II. From Inscriptions to Indian Art. Cracow Indological Studies Nº 26/2. Jagiellonian University Institute of Oriental Studies. Cracovia. ISSN: 1732-0917
Sinopse
Por muitas razões, definir violência não é uma tarefa fácil- Existem diferentes tipos de violência e diferentes graus de violência dirigidos contra diferentes membros da sociedade, bem como contra a natureza que nos rodeia. A violência é também uma questão cultural. Além disso, aquilo a que alguns chamam violência, outros descrevem como uma autodefesa necessária.
Quando se fala da civilização indiana, muitas vezes o notável princípio ético -a ideia de não-violência ou ahimsa- é tomado como a marca desta cultura. No entanto, isto não significa que nos devamos abster de discutir os padrões de violência também presentes nesta cultura e bem documentados na sua literatura e arte. Violência e o princípio da não-violência são, na verdade, duas faces da mesma moeda.
Todos os artigos reunidos nestes volumes de Cracow Indological Studies abordam a complexa questão da violência na cultura indiana a partir de uma variedade de perspetivas adotadas pelos respetivos autores. A agressividade, ou a violência em geral, é uma característica inevitavelmente ligada ao exercício do poder real e à instituição da realeza no seu sentido mais amplo.
Há também aqui referir a prática da caça e o seu envolvimento na esfera dos rituais, incluindo os religiosos. No que diz respeito aos rituais religiosos, os seus aspetos violentos foram obscurecidos com o tempo, o que acabou por levar à realização de sacrifícios sem recurso à violência, através da procura de substitutos para as vítimas sacrificiais.
Não há dúvida de que a arte indiana também registou cenas de violência presentes na esfera ritual e na vida comunitária. A violência sempre foi eficaz na preservação de determinadas ordem, como as divisões sociais existentes e o status quo desejado por quem está no poder.
Descarregar
Shades of Violence Vol. 1 PDF
Shades of Violence Vol. 2 PDF
INDEX

.jpg)









Sem comentários:
Enviar um comentário