quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Snorri Sturluson e A Edda - Livro

Snorri Sturluson 
and the Edda

Wanner, K.J. (2008): Snorri Sturluson and the Edda: The Conversion of Cultural Capital in Medieval Scandinavia. Toronto Old Norse and Icelandic Studies Vol. 4. University of Toronto Press. Toronto.

Sinopse   
Por que Snorri Sturluson (c. 1179-1241), o islandês mais poderoso e voraz de sua geração, dedicou tanto tempo e esforço à produção da Edda, um texto amplamente reconhecido como a fonte medieval mais significativa para a mitologia e a poética nórdica pré-cristã?.


Kevin J. Wanner nos traz um novo relato dos interesses que motivaram a produção deste texto e resolve o mistério da sua génese, demonstrando a intersecção das preocupações e práticas políticas e culturais de Snorri. O autor argumenta que a Edda é melhor compreendida não como um trabalho antiquário de conservação cultural, mas como um esforço centrado no presente para preservar a capacidade da poesia escáldica de se converter em benefícios materiais e simbólicos nas trocas entre a elite islandesa e a corte norueguesa. 


Empregando a teoria económica da prática de Pierre Bourdieu, Wanner mostra como a teoria sociológica moderna pode ser usada para iluminar as práticas culturais da Idade Média europeia. Ao fazê-lo, ele fornece a análise mais detalhada até o momento de como a Edda se relaciona com a biografia de Snorri, ao mesmo tempo que lança luz sobre as areas de interação social e competição que ele negociou.


Um olhar fascinante sobre as interseções de interesse político e produção cultural, Snorri Sturluson e a Edda é um retrato detalhado de um homem importante e da sociedade da sua época.

INDEX
     
1. The Paradox of Snorri Sturluson  p. 3

2. Snorra saga Sturlusonar: A Short 
Biography of Snorri Sturluson p. 16

3. Snorri at Home: Converting Capital 
in Commonwealth Iceland  p. 30

4. Snorri Abroad: Icelandic Exploitation
 of Cultural Capital p. 53

5. A Poet in Search of an Audience:
The Diminishing Prestige-Value
of Skaldic Poetry p. 74

6. Háttatal: Beginning and 
End of the Edda p. 94

7. Skáldskaparmál: Salvaging the 
Market for Skaldic Verse p. 119

8. Gylfaginning and Formáli: Myth, 
History, and Theology  p. 140

Appendix: Kennings and Kenning-Types
 in Háttatal and Explication
in Skáldskaparmál p. 162

Notes p. 175

Works cited p. 227


Descarregar o livro em: S. Sturluson & the Edda

Sem comentários:

Enviar um comentário