
Fiestas de Cruces y Mayos
en el siglo XXI
Moya Maleno, F., Moya-Maleno, P.R., Martínez Ayora, I. & Navarro Justicia, E. (eds.) (2025): Fiestas de Cruces y Mayos en el siglo XXI. Tradición, pervivencia y adaptación. Revista de Estudios del Campo de Montiel Extra Nº 5. CECM.
Sinopse
A festa das cruzes são uma das muitas manifestações rituais do ciclo de vida das comunidades, marcando a passagem das estações. O seu simbolismo revela, muitas vezes oculta sob a aparência do cristianismo, a importância -senão a adoração- das forças naturais e espirituais relacionadas com a renovação da vida e a fertilidade.
Claramente, o significado das diversas expressões etnológicas e do património imaterial desenvolvido entre os últimos dias de abril e os primeiros dias de maio tem sido um tema recorrente nos estudos antropológicos e históricos das religiões desde as primeiras compilações sobre o tema.
Assim, a revisão das festas e cruzes de maio no século XXI, realizada ao longo dos diferentes capítulos desta obra, permite, em primeiro lugar, voltar ao fenómeno arquetípico de visibilidade do potencial e da coesão das forças vivas da sociedade, de rituais profiláticos dos campos, povoados e espaços domésticos e, finalmente, de celebrações da exuberância da natureza em relação direta com a continuidade cíclica da vida nas comunidades rurais pré-industriais, ao menos desde a Idade do Ferro europeia
INDEX
Ir à monografia: Fiesta Cruzes de Mayo



.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário