quarta-feira, 12 de novembro de 2025

O Paippalādasaṃhitā do Atharvaveda

The Paippalādasaṃhitā of 
the Atharvaveda

Selva, U. (2019): The Paippalādasaṃhitā of the Atharvaveda: a new critical edition of the three 'new' Anuvākas of Kāṇḍa 17 with English translation and commentary. Tese apresentada na Universidade Leiden.

Sinopse  
No final da década de 1950, vários manuscritos foram descobertos em Odisha. Eles continham uma das mais antigas coleções de textos védicos, o Atharvaveda, datado do final do segundo milênio a.C., em uma recensão, o Paippalāda, que se acreditava ter sobrevivido apenas em um manuscrito da Caxemira bastante corrompido. 


Dada a importância e a antiguidade do texto, essa descoberta despertou o entusiasmo de indólogos, historiadores, antropólogos e linguistas ansiosos para mergulhar no novo material. Isso, no entanto, dependia da produção de uma edição filologicamente confiável do texto. A dissertação de Selva representa um passo adiante nessa direção: ela se concentra no 17º livro da coleção, que contém uma variedade de material em poesia e prosa: feitiços mágicos para exorcizar demônios que ameaçam mulheres e crianças, maldições contra inimigos e remédios contra pesadelos. 


Uma secção ilustra uma observância ritual que consiste na imitação do comportamento de um touro, prática que remonta a modelos culturais indo-europeus pré-históricos e que foi reelaborada pelos Pāśupatas, a mais antiga seita ascética conhecida dedicada ao deus Śiva. A edição inclui um aparato crítico, uma tradução e um comentário que discutem problemas filológicos e tentativas de interpretação.

INDEX


Descarregar a tese em: The Paippalādasaṃhitā

Sem comentários:

Enviar um comentário