Salomon et la conjuration des démons dans l'Occident latin
au Moyen Âge
O proximo dia 28 de março o Groupe Île-de-France de Mythologie Française (GIDFMF) organiça dentro do ciclo de conferèncias "Mages, devins et saints guérisseurs" uma palestra que sera proferida por Julien Véronèse sob o título "Salomon et la conjuration des démons dans l'Occident latin au Moyen Âge"
Ao rei Salomão, modelo de sabedoria e pai do exorcismo na tradição judaico-cristã, foi atribuído um certo número de tradições de magia e rituais do século XII no mundo latino, cujos principais propósitos era a conjuração de demónios ou espíritos para vários propósitos, bons e maus.
Ao contrário do exorcismo cristão, estas tradições definem práticas e relações com os demónios profundamente ambivalentes e, por isso, objeto de condenações recorrentes por parte das autoridades eclesiásticas. Mas a sua circulação estava, no entanto, bem documentada no final da Idade Média, como comprovam as próprias coleções de manuscritos, bem como os documentos de julgamento onde a magia desempenhava um papel principal ou secundário, que se tornaram mais numerosos a partir do século XIV.
Durante esta conferência, tratar-se-á, portanto, de apresentar esta parte original da cultura medieval, que durante muito tempo permaneceu marginal nos estudos históricos, mas cuja importância uma série de trabalhos recentes revelou para os poderes e a sociedade dos últimos séculos do século XIX. Idade Média
a palestra decorrera as 19 horas (hora da França) e será acesso livre e de balde através do Zoom apos registo no site do GIDFMF aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário