segunda-feira, 11 de março de 2024

Arqueologia dos Burnt Mound na Irlanda

The Archaeology of Prehistoric Burnt Mounds in Ireland

Hawkes, A. (2018): The Archaeology of Prehistoric Burnt Mounds in Ireland. Archaeopress. Oxford  ISBN: 978 1 78491 986 3
   
Sinopse 
Este livro detalha a arqueologia dos "montículos queimados" (fulachtaí fia) na Irlanda, um dos tipos de sítios pré-históricos mais frequentes e menos pesquisados ​​no país. Apresenta uma reavaliação do fenômeno pirolítico à luz de cerca de 1000 burnt mounds escavados. 


O solo enriquecido com carvão, juntamente com montinhos de pedra afetada pelo calor, são um dos tipos de locais mais comuns encontrados na Irlanda, em grande parte como consequência de inúmeras descobertas feitas durante a construção de estradas. 


Representam uma acumulação de material de cozedura associada a uma tecnologia pirolítica pré-histórica, que envolvia um processo de transferência de calor centrado na utilização de pedras quentes imersas em gamelas cheias de água ou colocadas em pequenas fossas/fornos forrados/sem forro. Durante a Idade do Bronze, o uso desta tecnologia tornou-se amplamente adotado no Norte da Europa, particularmente na Irlanda, onde o fenómeno é representado no campo como um monte baixo em forma de meia-lua.


Embora os montes queimados sejam o tipo de sítio pré-histórico mais comum na Irlanda, eles não receberam o mesmo nível de pesquisa que outros sítios pré-históricos. Isto deve-se principalmente à escassez de descobertas de artefactos e à natureza pouco espetacular dos vestígios arqueológicos, agravada pela ausência de um quadro de investigação adequado. 

Este é o estudo mais abrangente realizado sobre o uso da tecnologia pirolítica na Irlanda pré-histórica, lidando com diferentes aspetos da função do local, cronologia, papel social e contexto cultural.
  

INDEX


+INFO sobre o livro em: Prehistoric Burnt Mounds

Sem comentários:

Enviar um comentário