quinta-feira, 7 de março de 2024

Os Patriarcas, Origens da Desigualdade

The Patriarchs

Saini, A. (2023): The Patriarchs: The Origins of Inequality Beacon Press. Boston. ISBN: 978-08070-1454-7

Sinopse  
Durante séculos, pensadores proeminentes trataram a dominação masculina entre os humanos como natural ou inevitável. Mas como seria a nossa compreensão da desigualdade de género –o nosso passado imaginado e o nosso presente contestado– se não assumíssemos que os homens sempre dominaram as mulheres? Se víssemos a opressão de género como algo frágil, que, juntamente com outras formas de desigualdade, tinha de ser constantemente refeita e reafirmada?


 Saini explora as raízes do que chamamos de patriarcado, revelando uma história complexa de como ele se incorporou nas sociedades e se espalhou pelo mundo desde a pré-história até o presente. Ela viaja para os primeiros assentamentos humanos conhecidos no mundo, analisa as últimas descobertas de pesquisas científicas e arqueológicas e traça histórias culturais e políticas das Américas à Ásia.


As sociedades matrilineares são mais comuns do que imaginamos, existindo sob uma variedade de circunstâncias sociais e ambientais diferentes e, em alguns casos, há milhares de anos. Há cerca de sete mil anos, há sinais de que um pequeno número de homens poderosos estavam tendo mais filhos. do que outros homens. Nas sociedades onde as mulheres deixaram as suas próprias famílias para viver com os seus maridos, os costumes matrimoniais passaram a ser informados pela prática generalizada do cativeiro e da escravatura, influenciando mais tarde leis que alienaram as mulheres dos sistemas de apoio e negaram-lhes direitos iguais. 


Houve uma enorme variação nas dinâmicas de género e de poder em muitas sociedades durante milhares de anos, mas o colonialismo e o império mudaram dramaticamente os modos de vida na Ásia, em África e nas Américas, espalhando costumes rigidamente patriarcais e minando a forma como as pessoas organizavam as suas famílias e o trabalho.


No nosso tempo, apesar da resistência ao sexismo, ao abuso e à discriminação, mesmo os esforços revolucionários para alcançar a igualdade terminaram muitas vezes em fracasso e em reações adversas. Mas Os Patriarcas é um livro profundamente esperançoso – que revela uma diversidade nos arranjos humanos que enfraquece as antigas grandes narrativas e expõe a supremacia masculina como nada mais do que um elemento em constante mudança nos sistemas de controlo.

INDEX

Chapter 1 Domination

Chapter 2 Exception

Chapter 3 Genesis

Chapter 4 Destruction

Chapter 5 Restriction

Chapter 6 Alienation

Chapter 7 Revolution

Chapter 8 Transformation

Afterword

Acknowledgments

References


Descarregar o livro em: The Patriarchs

Sem comentários:

Enviar um comentário