POLÍTICA Y GÉNERO
EN LA PROPAGANDA DE LA ANTIGÜEDAD
Quando: 26-27 de abril
Onde: Universidade de Saragoça
Embora com fins diferentes, a imagem da mulher é moeda frequente na publicidade atual. O masculino costuma-se associar a fortaleza, dinheiro, ciência, empresa, o feminino à maternidade, as tarefas domésticas, ou o sexo direto ou velado.
hetaira tocando o aulos entre os homes num symposion |
Se em alguma ocasião aparece uma mulher trabalhando apresenta-lha adotando atitudes que se associam com o masculino. Os publicistas sabem que a mulher é a principal consumidora e desde diferentes pontos de vista o potenciam.
matrona romana tocando a citar junta a filha, fresco de Boscorreale |
A partir desta reflexão na que estamos imersos no mundo ocidental atual, nos retrotrairemos à concepção clássica no Mediterrâneo, para passar a seguir a valorizar a figura da mulher em contextos antigos e como se vai construindo uma imagem com o fim de difundir uns valores que nesse momento interessavam à sociedade.
As conferências são públicas, quem quer certificado deve matricular-se antes do 18 de Abril
Programa:
Sem comentários:
Enviar um comentário