Ao recuncar na internet olhando anacos de cerâmica e objetos rotos destes dias recordou-me certa postagem ( Fragmentarica ) de faz um tempo e as sensações que me produzira certa imagem de milheiros de anacos de vidro desfeitos: pratos, lâmpadas elétricas, fontes cuncas, copos ... e dizer objetos perfeitamente comuns e correntes aos que nunca daríamos maior importância
Mas daquela colocados naquela vitrina iluminada e no sacrossanto local de um museu, da que pensar, certamente o contexto faz as coisas. Igualmente depois de estar sacando terra e coisas tão diversas como ossos de polo, conchas de mexilhão, junto coas magnificas áticas de barniz negro, mas tudo elo por igual clasificado cientificamente em bolsas herméticas e numeradas, não deixa vir-se a cabeça de qualquer o evidente paradoxo que há em recolher algo que noutro intre votaríamos ipso facto ao cubo do lixo sem mais problema
Grande parte dos objetos que povoam hoje os museus alem do cordel de terciopelo infranqueavel ou das alarmas -"não tocar"-, ou as iras de funcionários fotografo-fóbicos -"fotos não"- for perfeitamente vulgares, correntes, acessiveis na mesa nas cozinhas, e acabarão de cote nos vassoureiros da época, mesmo um significativo e luxuoso kylix podia terminar, já perdido seu uso, roto e trocado em coisa inútil nas lamas de uma cloaca.
A fronteira entre o relíquia significante, inalienavel e invaluavel e o refugalho desachavel e insignificante é difusa e suporta-se no câmbio de perspetiva, o que é corrente volve-se noutro lugar e noutro tempo valioso, se se quer, simbólico, social ... histórico. Ou dito de outro jeito acaso não é isto também ... "Ceramica grega"?
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