Nos últimos anos tem-se prestado uma atenção novidosa
até agora as dimensões estéticas do arqueológico em si e das relações
da prática e do objeto arqueológico coa arte, longe da orientação
dalgumas arqueologias tracionais pela História do Arte, especialmente na
Arqueologia Clássica o novo foco de atenção, longe do winkelmaniano, agroma em torno ao conceito de "materialidade" e as interessantes reflexões que a partires da corrente post-processuais, se tenhem dados sobre a natureza não meramente passiva dos odjetos
Froito
do ênfase sobre as variadas implicações significativas: do simbólico, ou
cultural, o psicológico e pessoal, que se podem topar detrás de -ou em- as coisas, esta também um replaneamento da importância do ponto de vista com o que a realidade se vê.
E cecais, se há algo no que a "objetividade" das coisas se nos mostra
mais dependente do ponto de vista, de como se enquadrem, e do se mostra a
traves da lente dum objetivo fotográfico Este é o caso de Bill Bevan
um artista e fotografo residente durante os últimos 2 anos no
Departamento de Arqueologia da Universidade Sheffield, onde tem
desenrolado um projeto no que se tentou inter-relacionar a arte
fotográfica e a pratica arqueológica.
Convertendo a fotografia mais alem
duma forma de registo das coisas, numa forma de registo da própria
quefazer dos arqueólogos e do seu trabalho de campo e no laboratório deslocando o interesse do registo do objeto ao registo da atividade, e a ao próprio fotografia arqueológica como uma prática além do funcional
Este projeto rematara em breve e para elo vai-se produzir o proxia dia 12 de setembro a apresentação dos trabalhos realizados durante estes anos, a vez que se desenrola um Seminário paralelo com o titulo Assembling Archaeology ( "Montando a Arqueologia") no que distintos especialistas dos dois campos refleçonaram sobre o jeito no que a prática e materialidade da arqueologia pode ser pesquisada a através da arte visual e os mídia.
Discutindo assim mesmo como a prática artística visualiza as conexões entre os
arqueólogos e os materiais e os lugares que dão sentido ao seu trabalho
As palestras do seminário serão as seguintes:
__10:40 Helen Wickstead
(Kingston University, London) – Art as the Contemporary Archaeology of
Archaeology? Cross-disciplinarity, Science-Art and the Art+Archaeology Project
__11:10 Bill Bevan & Bob Johnston (University of Sheffield) – Defining Moments in Time and Space
__11:55 Greg Bailey (University of Bristol) – Archaeologies of Absence
__12:25 Discussion
__12:45 Lunch__11:10 Bill Bevan & Bob Johnston (University of Sheffield) – Defining Moments in Time and Space
__11:55 Greg Bailey (University of Bristol) – Archaeologies of Absence
__12:25 Discussion
__2:00 Mark Anstee (independent artist) – Cursus Awareness - The Other Stonehenge Monument
__2:45 Simon Callery (independent artist) – Excavation Sites as Sensory Training Grounds
__3:15 Tea break
__3:30 Antonia Thomas (Archaeology Department, University of the Highlands and Islands - Orkney College) – Creating Context: from Archaeological Site to Art Gallery in Orkney
__4:00 Angela Piccinni (University of Bristol) – Bristol Channel: place, material culture
+INFO sobre isto no blog de: Bill Bevan
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