Mumificaçao na Bretanha da Idade do Bronze
De acordo coas sensacionais descobertas arqueológicas que estão sendo feitas atualmente na Escócia, os Bretões da idade de bronze foram quem de prática a arte da mumificação, ao mesmo tempo que a cultura da múmia estava em pleno andamento no Egito faraónico. Pares que os bretões teriam inventado indentado autonomamente esta técnica
Uma equipa de arqueólogos, liderados pelo Dr. Mike Parker Pearson, da Universidade de Sheffield, descobriu recentemente os restos do que se acha são dois corpos mumificados a Idade do Bronze, que foram enterrados baixo o andar de uma casa pré-histórica em Cladh Acham na ilha South Uist no arquipélago das Hébridas. A casa na que os esqueletos das múmias foram enterrados era parte de um complexo único em Idade do Bronze, que é tão enigmático como os cadáveres preservados que foram enterrados ali.
O achado é a primeira evidência da mumificação deliberada levada a cabo na antiguidade em Grã-Bretanha - e é sem dúvida um das descobertas arqueológicas mais importantes realizadas nos últimos anos. Os tecidos do corpo mumificado não sobreviveram pelo que não foi imediatamente óbvio para os escavadores o que encontrava, quando se encontraram os dois esqueletos de Cladh Acham. No entanto, os esqueletos apresentavam uma feição pouco comum, com as articulações muito flexionadas, acontecia nas múmias peruanas.
Depois da descoberta seguiram em vários meses de detalhadas provas científicas, incluindo provas de Carbono14 para datar os ossos e outros materiais do jazigo. A primeira sugestão de que os esqueletos se corresponderam com corpos mumificados se produziu depois da chegada do laboratório das datas radiocarbónicas. Para o assombro dos arqueólogos, encontraram-se que um dos indivíduos (um homem) morria em torno de 1.600 a.C -, mas era enterrado de seis séculos mais tarde, em torno de 1.000 a.C. É mais, o segundo sujeito (uma mulher) morria em torno de 1300 aC - e tinha que esperar assim mesmo 300 anos antes de ser enterrado.
Depois da descoberta seguiram em vários meses de detalhadas provas científicas, incluindo provas de Carbono14 para datar os ossos e outros materiais do jazigo. A primeira sugestão de que os esqueletos se corresponderam com corpos mumificados se produziu depois da chegada do laboratório das datas radiocarbónicas. Para o assombro dos arqueólogos, encontraram-se que um dos indivíduos (um homem) morria em torno de 1.600 a.C -, mas era enterrado de seis séculos mais tarde, em torno de 1.000 a.C. É mais, o segundo sujeito (uma mulher) morria em torno de 1300 aC - e tinha que esperar assim mesmo 300 anos antes de ser enterrado.
Os arqueólogos consideraram isto sumamente estranho. Nunca via algo assim antes. Se os esqueletos tinham estado sem inumar durante um período de 600 ou 300 anos ficaria reduzidos a um montão de ossos. Mas parecia que talvez de alguma maneira os tendões e a pele foram deliberadamente conservados, para manter de forma permanente os esqueletos juntos. Os pesquisadores começaram a perguntar-se se encontraria as primeiras munias de Grã-Bretanha. Depois veio uma segunda evidência igual de surpreendente. Efetivamente, os ossos descobertos pertenciam a corpos mumificados, então, como se tinha levado a cabo a mumificação? Tendo em conta as tecnologias e os recursos disponíveis em Grã-Bretanha durante a Idade do Bronze, tinham-se três opções principais.
A interpretação da descoberta
Em primeiro lugar, existia a possibilidade de que os corpos era afumados para a sua conservação. Certamente a gente da Idade do Bronze tinha a tecnologia para esse procedimento, e de facto os arqueólogos descobriram um afumadeiro no revestimento do sítio que datava de 1100 e 800 anos, respetivamente, após que essas pessoas morrer.
Em segundo local, os corpos poderiam ter sido secados ao vento e certamente há evidências arqueológicas pré-históricas que demonstra que a gente em algumas partes das ilhas ocidentais da Escócia fez uso de técnicas de secado pelo vento para conservar a carne (especialmente as grandes aves marinhas), na antiguidade e inclusive a posteriori.
Uma terceira possibilidade, é que o corpo de South Uist pudessem ter sido preservado pela colocação temporária em uma turbeira. Sabe-se que os homens pré-históricos conheciam as propriedades de conservação de certos tipos de turbeira e que os utilizaram, mais tarde na Escócia e Irlanda para preservar alimentos como a manteiga e o sebo. É mais, os corpos das vítimas de assassinato de sacrifício ou ritual (principalmente da Idade do Ferro) que se encontraram conservados nas turbeiras em Grã-Bretanha e a Europa continental.
O home de Tolund (Dinamarca) |
Foi esta terceira opção que era mais fácil de provar, utilizando as técnicas forenses modernas. Quando um corpo se coloca em uma turbeira, a pele e os tendões se curtem na sua maioria de maneira similar à que a pele do animal se transforma em couro. O osso também se altera e se converte em água desmineralizada. Quanto mais tempo mantém-se na turbeira, e a mais profundidade mais progride o processo de desmineralização do tecido ósseo.
O home de Clonycavan (Irlanda) |
Se uma turbeira utilizou-se para preservar o corpo pessoa simplesmente o suficiente como preservar ao mesmo tempo a pele de e tendões a pessoa mantendo de passagem o esqueleto de forma permanente dentro do corpo, então o cadáver teria que estar depositado no pântano durante um período dentre 6 e 18 meses, o que têm daria local à desmineralização superficial de só uns milímetros do exterior do osso. Que é precisamente o que as provas forenses mostraram que ocorria. A análise científica revelou que só 2 mm do exteriorosso foram desmineralizados.
A última peça do puzzle
Por último, posteriores exames forenses revelaram uma terça e última peça que evidenciava a mumificação.A técnica utilizada para revelar esta baseia-se no facto de que, após a morte, as bactérias intestinais começam a devorar o corpo e a atacar o esqueleto. O ataque de bactérias modifica estrutura-a osso dando local a minúsculos buracos. O grau de dano bacteriano pode ser calculado com um alto grau de precisão por um procedimento forense conhecido como porosimetría de mercúrio.
Um pedaço de osso, cujo volume foi medida com precisão, se coloca dentro de um recipiente de volume conhecido. O mercúrio é introduzido no recipiente a pressão com o que este penetra nos buracos escavados pelas bactérias. Pode-se medir a quantidade de mercúrio penetrou no osso e portanto, a percentagem de dano bacteriano que sofreu o osso. No caso dos esqueletos de dois South Uist, a prova mostrou um nível muito baixo de dano bacteriano - um nível compatível com um palco no corpo colocasse-se na turbeira um dia ou dois após a morte.
A prova sugere muito rotundamente que não se tinha tentado evitar que os cadáveres se decompusessem durante um período prolongado. Indicando que o processo de decomposição se tinha detido em uma etapa temporã - provavelmente quando o corpo foi colocado na turbeira, ou talvez se fossem eviscerados, antes da sua imersão no pântano.
A prova sugere muito rotundamente que não se tinha tentado evitar que os cadáveres se decompusessem durante um período prolongado. Indicando que o processo de decomposição se tinha detido em uma etapa temporã - provavelmente quando o corpo foi colocado na turbeira, ou talvez se fossem eviscerados, antes da sua imersão no pântano.
Razões para a mumificação
Os arqueólogos demonstraram que quase os dois esqueletos do South Uist procedem de corpos mumificados - e que permaneciam insepultos durante 600 e 300 anos respetivamente. Mas por que os seus contemporâneos quiseram mumificá-los é um completo mistério.
Os motivos para a preservação do corpo variam de um local a outro e de um período a outro ao longo de todo mundo. No antigo Egito, a gente era mumificada com o fim de ajudar-lhes a atingir uma vida eterna. No antigo Peru, os imperadores incas eram mumificados para que possam seguir desempenhando o seu papel na sociedade desde o para além. Inclusive, os seus corpos mumificados, assistiam a banquetes organizados pelo Estado.
Na selva amazónica, algumas tribos 'mumificam' as cabeças dos seus inimigos e mantêm-nos nos seus próprios lares - onde a sua identidade e a força espiritual pode ser ?expropriada? pelo grupo familiar daqueles que os tinham matado. No Tíbet e Japão, os homens santos eram mumificados, enquanto em várias outras áreas os antepassados foram preservados para ser venerados a posteridade - e consultados sobre importantes assuntos tribais.
Cabeças reducidas jibaras |
Na selva amazónica, algumas tribos 'mumificam' as cabeças dos seus inimigos e mantêm-nos nos seus próprios lares - onde a sua identidade e a força espiritual pode ser ?expropriada? pelo grupo familiar daqueles que os tinham matado. No Tíbet e Japão, os homens santos eram mumificados, enquanto em várias outras áreas os antepassados foram preservados para ser venerados a posteridade - e consultados sobre importantes assuntos tribais.
Em Grã-Bretanha pré-histórica existia uma tradição de reverência para os antepassados, pelo que é concebível que as munias do South Uist fossem importantes figuras ancestrais. Como poderes protetores da tribo ou o clã pode ter sido vistos inclusive como intermediários em nome do seu povo ante os deuses ou espíritos cósmicos. É provável que os corpos preservados se mantivessem durante os séculos sendo uma espécie de múmias da casa em uma morada especial para dar cabida aos antepassados, provavelmente, tanto masculinos como femininos. Mas com todo o sentido e o papel destas múmias é só uma parte do enigma de Cladh Acham.
Os rituais em Cladh Acham
Este complexo compõe-se de sete casas distribuídas em várias aterraçamentos. Os arqueólogos até agora escavaram três delas e a escavação revelou que as estruturas foram utilizadas não só como morada senão também como locais de atividade ritual.
Quando o assentamento foi fundado em torno de 1000 aC, as duas pelas múmias, junto do corpo de uma ovelha inteira (possivelmente um sacrifício), foram enterrados baixo o andar da casa situada mais ao norte. Na mesma época um indivíduo não mumificado de 13 anos de idade que morria recentemente foi enterrado baixo o andar da casa do centro. Por embaixo da mais meridional das três estruturas escavadas, um menino de três meses de idade também foi enterrado cerca de 1.000 a.C. Também ao longo de todo o 1000, na estrutura situada mais ao norte, algum tipo ritual se levado a cabo se destruindo como resultado grandes quantidades de cerâmica de forma deliberada.
Durante os seguintes séculos os ritos continuaram nas estruturas do norte e centro. Em uns poucos anos ou décadas mais tarde os ossos cremados de alguns meninos foram enterrados na casa do norte (a das múmias). A seguir, um par de décadas mais tarde todavia, os ossos vários meninos incinerados foram depositados na casa, junto de vários recipientes de cerâmica rompidos deliberadamente e três pedras. Um grupo olas rotas se apilaram a continuação no interior da parede de a casa e posteriormente toda a casa foi deslocada um metro ao este e reconstruída, um bracelete de bronze depositado em este momento possivelmente comemora este feito.
Na mesma época a casa do sul foi desmantelada. Durante os próximos e de anos os ritos continuarem en nas estruturas do norte e do centro. Em Arredor do ano 900 aC, por exemplo, um bebé foi enterrado na casa do norte e o edifício foi novamente trasladado e reconstruído, esta vez dois metros mais ao oeste.
Na mesma época a casa do sul foi desmantelada. Durante os próximos e de anos os ritos continuarem en nas estruturas do norte e do centro. Em Arredor do ano 900 aC, por exemplo, um bebé foi enterrado na casa do norte e o edifício foi novamente trasladado e reconstruído, esta vez dois metros mais ao oeste.
Vida e morte na pré-história da Bretanha
Todos estes restos revelam ou rastro de dois antigos rituais celebrados em Cladh Acham. Com vos ânus, nas duas casas, novamente se depositou cerâmica rompida intencionalmente junto de ferramentas de osso. Também continuou ou sacrifício de animais - uma ovelha e dois cães. Após o desmantelamento construção e de vários episódios mais de reconstrução, a casa do norte foi finalmente abandonado em torno do 700 aC - mas a estrutura central continuou usando-se com funções rituais até ao redor de 400 aC, pelo que é a mais estrutura arquitetónica mais longeva da pré-história britânica.
A gama da atividades rituais presente ao povoado encontra-se entre as mais amplas conhecidas, e propõe a questão de se o sítio teve principalmente uma funcionalidade residencial ou ritual e religiosa? Quem foram as pessoas que viviam ali? Eram gente corrente das tribos da Idade do ou pelo contrário membros de uma elite ritual, possivelmente sacerdotes ou xamanes? Eram os antepassados destas elites étnicas / tribais, esses corpos que era conservados e venerados através dos séculos? Ou foram recém chegados ou novos colonos, que deslocaram à população original e depossuindo-os não só das suas terras, senão também, ao "venerar às múmias", dos seus antepassados
Só as investigações arqueológicas no futuro poderão responder a estas perguntas. Pelo momento, a descoberta das primeiras múmias de Grã-Bretanha deveria começar a ajudar-nos/ajuda-nos a definir alguns das feições finque da vida e a morte na pré-história britânica.
Fonte: BBC History - David Keys
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