quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Estructuras sociales na Galia e Iberia - Livro

L
es estructures socials protohistòriques a la Gàllia i a Ibèria


Carme Belarte, M.; Garcia, D. & Sanmartí, J. (ed.) (2016):  Les estructures socials protohistòriques a la Gàllia i a Ibèria. Homenatge a Aurora Martín i Enriqueta Pons. Actes de la VII Reunió Internacional d'Arqueologia de Calafell. Arqueo Mediterrània Nº 14. ICAC & Universitat de Barcelona. ISBN: 978-84-936769-4-0


Secção de Pré-história e Arqueologia da Universidade de Barcelona junto com o Instituto Catalão de Arqueologia Clássica (ICAC) disponibilizaram on-line em acesso livre para a sua descarrega a obra As Estruturas Sociais Proto-históricas na Gália e Ibéria. Este volume coletivo recolhe as atas de um congresso realizado no 2013 em homenagem a arqueóloga Enriqueta Pons, diretora entre outros das escavações no oppidum ibérico de Mas Castellar de Pontos.



O livro esta coordenado por outros 3 importantes especialistas. tanto no âmbito ibero (Carme Belarte e Joan Sanmartí) assim como no gaulês (Dominique Garcia), e contem contribuições as entre outros de autores de referência com Patrice Brun, Olivier Buchsenschutz, Carmen Aranegui Gascó, Ignasi Grau-Mira, etc. 



Nas páginas da obra se vão passando revista a questão da emergência e caráter das estruturas, sociais e políticas na Gália e no oriente Península Ibérica, através de toda uma serie estudos que vão desde a reflexão mais teórica à análise de caso ou temática mais específico. 



Discutindo problemas da arqueologia, não apenas peninsular ou europeia, senão em geral, como são a origem das cidades e as outras formas alternativas de organização política da comunidade, o papel da cultura material na cultura e no jogo do poder, ou as próprias trajetórias, dinâmicas e estratégias que levam a aparição e consolidação das elites. 


Em este sentido, apesar de estar focado obviamente nos âmbito gaulês e ibérico, não se perde tampouco a oportunidade de ampliar a olhada cara outros contextos vizinhos como o tartéssio-orientalizante ou o celtibero. Este último está representado por com um interessante artigo de F. Burillo-Mozota que encerra a obra, e onde se discute sobre a possível aplicação e pertinência do conceito de "Sociedade Camponesa" para interpreta-lo.


INDEX



Descarregar o livro na base de dados:  RECERCAT

Sem comentários:

Enviar um comentário