terça-feira, 8 de novembro de 2022

Epítetos Divinos na Hispânia (DEopHis)

DEpHis (Divine Epithets in Hispania)


projeto “Epítetos divinos: Experiência religiosa e relações de poder en Hispânia” (EPIDI) foi liderado por Jaime Alvar Ezquerra da Universidade Carlos III de Madrid e o Instituto de Historia Julio Caro Baroja . O EPIDI tem com propósito aprofundar no conhecimento dos epítetos como elemento específico da divindade e como ferramenta de construção da divindade pelos atores cultuais. 



Os epítetos são um meio de nomear e acessar o divino, mas, ao mesmo tempo, os deuses são modelados por meio das denominações forjadas por seus devotos. A pesquisa pretende explorar como, no sistema religioso romano, os epítetos divinos mudaram em virtude da articulação socio-histórica e dependente do contexto que redefiniu as qualidades e potencialidades das divindades, afetando diretamente ao que nos últimos anos se tem chamado "agência divina".



EPIDI estuda a escolha da epíclese ou outras formas de denominação divinas no registo epigráfico e como essas escolhas oscilam entre a regulação normativa e a experiência pessoal. Esta linha de investigação foi desenvolvida juntamente com o projeto “A Religião Viva Antiga no Norte de África” (LARNA) liderado por Valentino Gasparini (Universidade Carlos III), e elaborou uma metodologia para analisar as sequências onomásticas aplicadas na epigrafia. O EPIDI enfoca os epítetos que evocam o poder e sua relação com as formas de organização política e expressões de dependência na Hispânia. 



Como resultado dessa pesquisa, o banco de dados “Epítetos divinos na Hispânia” (DEpHis) reúne todos os documentos epigráficos (aproximadamente 1300 inscrições) que mencionam epítetos divinos em latim, grego e línguas pré-romanas das províncias romanas da Hispânia. DEpHis analisa os epítetos divinos de acordo com sua função e uso, geográfica localização, o estatuto social dos dedicantes e geolocaliza, na medida do possível, as inscrições de forma a permitir uma abordagem interativa.



Entrar ao site do: DepHis

Sem comentários:

Enviar um comentário