quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Construindo a Proto-história - Congresso

Construire la Protohistoire

hier, aujourd’hui, demain


Quando: 13-15 Março
Onde:  Mont Beuvray
  


As novenas Reuniões de Doutorado da Escola Europeia de Proto-história de Bibracte (EEPB) serão realizadas de 13 a 15 de março de 2023, no Centro Arqueológico Europeu de Bibracte (Borgonha, França). Desde 2015, estes encontros visam reunir doutorandos e jovens médicos que trabalham em torno de questões comuns relativas às Idades do Bronze e do Ferro em toda a Europa. 

Para as reuniões deste ano, os participantes são convidados a apresentar suas pesquisas sobre o seguinte tema: "Construindo a proto-história – ontem, hoje, amanhã". A noção de “Protohistória” no contexto europeu responta a realidades culturais e temporais diversas. As próprias origens do termo -Protohistoire, Protostoria, Frühgeschichte, Protohistory, Metal Age- não são objeto de amplo consenso. Questionar a constructo da Proto-história nos permite destacar o polimorfismo do termo e do que ele abrange. O desenvolvimento das pesquisas em torno das populações envolvidas está longe de ser homgeneo e depende, em grande medida, de descobertas emblemáticas e de estudiosos, pioneiros que se adicaram a investiga-las.


Para superar as deficiências ligadas à ausência de fontes escritas, os pesquisadores têm mostrado um grande engenho, adaptando métodos e conceitos emprestados de outras especialidades. Com isso, eles participaram ativamente na formação da disciplina. Dito cracter multidisciplinar é, ainda hoje, uma das características próprias do proto-historiador. Agora, a Arqueologia virouse para os dados saídos da biológia e o DNA , de forma mais geral, as novas tecnologias para reconstruir, da forma mais ajeitada, essas sociedades há tempo consideradas bárbaras.


O alvo do encontro é estimular aos participantes a expor suas pesquisas sobre uma Proto-história diferente da que se tem reconstruído em outros períodos da história da disciplina. Os participantes nestes encontros serão convidados a inscrever as suas comunicações ou posters numa das três áreas seguintes

As contribuições podem assumir a forma de comunicação oral (20 minutos) ou de poster (acompanhada de uma comunicação curta de 5 minutos). As propostas devem ser enviadas até 6 de janeiro de 2023.


Convocatoria:




+INFO no site do: EEPB

Sem comentários:

Enviar um comentário